terça-feira, 11 de abril de 2017

Até quando permanecer numa empresa?



Afinal, quanto tempo devemos permanecer numa empresa? Costumo dizer que essa é a pergunta de 1 milhão!

A verdade é que não há um cronograma que prevê o tempo que devemos permanecer em uma empresa ou ocupando um determinado cargo. O que vai definir esse tempo são duas variáveis: 


Valor agregado - O que significa avaliar se o trabalho desempenhado na empresa está contribuindo e agregando aos resultados esperados. E também se a empresa está agregando valor à sua carreira e atendendo às suas expectativas. É importante destacar que essa análise não pode ser terceirizada, ou seja, é papel de cada individuo avaliar e refletir sobre os pontos positivos e negativos, e o quanto a experiência tem valido a pena. Você pode ficar 20 anos em uma empresa, a questão é a ser avaliada é: você produz resultado? você tem inovado nos processos? você continua aprendendo e aprimorando suas habilidades? você continua apaixonado pelo que faz? Seus pares e líderes reconhecem o seu potencial? Você continua motivado e vendo sentido no trabalho que desempenha? Você está feliz?





Plano de carreira - Diferente do século passado em que a empresa participava do crescimento profissional de seus colaboradores a partir das promoções e trajetória profissional, hoje somos nós quem protagonizamos a nossa carreira. O que significa dizer que cabe a você se preocupar com o seu plano de carreira, definir suas aspirações, necessidades, expectativas e anseios. 

Escrevendo esse artigo, lembrei-se de um gestor que trabalhei que não apoiava a minha decisão em iniciar uma pós-graduação. Para ele, o essencial era que fosse apenas a "gestora de sua agenda". Acontece que meus planos iam além, eu deseja muito mais e aquela experiência era, para mim, uma etapa importante, mas não definitiva. Infelizmente, muitos gestores, dominados pelo egoísmo, nos levam a limitação intelectual e profissional. Por isso, é tão importante saber aonde você quer chegar e se as habilidades desempenhadas atualmente estão alinhadas com o seu plano de carreira. Do contrário, você já sabe o que deve fazer! 


#prapensar 


Um abraço, 


Simara Rodrigues



Nenhum comentário:

Postar um comentário