domingo, 4 de dezembro de 2016

Diagnóstico Organizacional - Estudo de Caso apresentado pelos alunos da UNIP

No mês de novembro aconteceram as apresentações de Trabalho de Curso – intitulado de Diagnóstico Organizacional - Estudo de Caso, do curso de Secretariado Executivo Bilíngue - SEB, ofertado pelo Instituto de Ciências Humanas – ICH da Universidade Paulista – UNIP, Campus Brasília/DF.


As solenidades de abertura das apresentações e o cerimonial das apresentações foram conduzidos por alunos do 5º e 6º semestre e as Bancas Examinadoras dos trabalhos contou a participação de membros do corpo docente do curso e representantes de cada empresa em que foram realizados os estudos.


O trabalho Proposto para os alunos, tem como objetivo principal a elaboração de um Diagnóstico Organizacional - Estudo de Caso de uma determinada empresa com o propósito de contribuir para que os discentes do SEB ampliem as condições técnicas, teóricas e metodológicas que favoreçam a produção e a utilização de conhecimentos sistematizados na análise dos dados, assim como proporcionar aos alunos a leitura e interpretação situacional de uma organização, emitir parecer e agir de forma a solucionar ou identificar alternativas para subsidiar a tomada de decisão. 


Participei e faço questão de participar de todas as bancas, pois a partir das apresentações reitero minhas crenças sobre o novo perfil do Profissional de Secretariado Executivo qual seja, atualizado, conectado, engajado e conhecedor dos todos os processos organizacionais. É visível e notório que as competências exigidas pelo mercado de trabalho vão além da mera assistência de rotinas, mas exige um profissional altamente capacitado, equilibrado e conhecedor de ferramentas e conceitos globais. Logo, exige um profissional que aja localmente, mas pensando globalmente. 

E a "cereja do bolo" é quando ao final da apresentação o representante da empresa afirma que o diagnóstico é aplicável e agradece o estudo. Esse momento, realmente não tem preço. E é exatamente neste momento que costumo olhar bem nos olhos dos meus alunos e pensar baixinho: Eu sinto orgulho de você e do seu potencial

Para quem participa do processo, tenho certeza é que extremamente estressante, afinal, as emoções estão à flor da pele, o cansaço já chega no limite, a ansiedade para concluir o curso é grande e a expectativa do resultado também. Enfim, não é para qualquer um. 

Meus parabéns aos alunos que com muita dedicação, estudo e preparo, participaram desse momento. Vocês estavam radiantes! Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos serão passíveis de aplicação, assim como acredito que encerram um ciclo mais maduros e mais confiantes no potencial de vocês. 

Um forte e fraterno abraço, 


Simara Rodrigues 


* Abaixo foto de algumas bancas. Preciso resgatar as demais com os alunos. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário