quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Você sabe o que é mindset?


Considero-me uma pessoa inquieta, que não se não cansa de buscar conhecimento e novos saberes. O mais incrível de tudo isso é que percebo como sabemos pouco diante do quanto podemos aprender. É uma busca, antes de tudo, prazerosa, porque sempre nos revela algo novo ou a mesma coisa por outro ângulo. É preciso aprender à aprender.

Muito próxima de completar 38 anos vou me conscientizando que o saber precisa deve ser renovado diariamente se eu quiser continuar com uma mente jovem e um cérebro ativo. Muitos de nós apenas vive, sem qualquer perspectiva. Deus me livre de uma vida morna, em que nada acontece e nada se transforma.

Atualmente tenho lido sobre comportamento, gestão de pessoas e alta performance. E um dos pilares da alta performance é a mentalidade, ou seja, o que acreditamos e quais são as nossas crenças e como não nos sabotarmos. Buscando sobre o assunto encontrei um texto interessante sobre o conceito de Mindset - que já não é nenhuma novidade - o qual compartilho com vocês.

A integra pode ser encontrada no site administrador jovem.

MINDSET

Após vários anos de estudo a americana Carol Dweck, professora de Psicologia na Universidade de Stanford e especialista internacional em sucesso e inovação, desenvolveu a ideia de que existem dois tipos de mindset.

E dentre eles, apenas um que nos leva a sermos pessoas de alta performance e a conquistar o sucesso por meio de grandes resultados.

Mindset, em uma tradução literal para o português, é o mesmo que Configuração da Mente, isto é, a maneira como a nossa mente funciona, ou então, a maneira como nós vemos, entendemos e lidamos com as inúmeras e distintas situações no mundo.


O MINDSET FIXO

Você conhece alguma pessoa que acredita que tem sempre a razão?

Que acha que já sabe de tudo?

Ou então que por ter nascido pobre, acredita que a sua vida precisa ser, até o fim, vivida dentro dessa classe e que não há jeito de mudar essa realidade?

Uma pessoa assim é um exemplo de alguém que tem o seu Mindset Fixo (Fixed Mindset), que é caracterizado por não acreditar que é possível crescer, evoluir.
Que acredita que pessoas excelentes em suas áreas, são como são por terem nascido talentosas.

Pessoas com esse tipo de mentalidade, por mais que tenham êxito em alguma atividade, não se desenvolvem, pois acreditam que já boas o suficiente.

Evitam se arriscar, têm receios de desafios, pois não querem colocar em jogo um título ou uma suposta posição que os privilegia.

Podem se destacar em suas áreas de atuação, mas dificilmente se aprimoram.

Por outro lado, o mundo muda, o mundo evolui e ele cobra isso de nós, desse modo, se não nos atentarmos a isso, ou seja, se não nos desenvolvermos também, o nosso talento ficará estagnado.

Portanto, se você é assim e não decidir mudar a sua mentalidade, um dia você se sentirá ultrapassado, fora de moda e futuramente, só saberá falar sobre o seu tempo, sobre a sua juventude e nada mais.


O MINDSET DE CRESCIMENTO


Já o Mindset de Crescimento (Growth Mindset), como era de se esperar, ele é o oposto do fixo.
Logo, os seus resultados são muito mais satisfatórios!

Dado que ele é caracterizado por ter consciência de que é preciso aprender, treinar, trabalhar duro, mesmo sendo talentoso e acredita que a sua posição atual não reflete a sua posição futura.

Geralmente nesse mindset se encaixam grandes empresários, artistas, cientistas de sucesso, dentre outros, que acreditam na sua própria capacidade de se aperfeiçoarem e conquistarem os seus objetivos.

Quem cultiva o mindset de crescimento aceita desafios, é comprometido com o seu desenvolvimento e sabe que não sabe de tudo, por isso precisa aprender continuamente.

Se quiser se aprofundar mais nesse assunto, sugiro que leia o livro
Mindset: The New Psychology of Success (link afiliado), sua versão em português chama-se Mindset: A Atitude Mental para o Sucesso, e que assista a essa palestra aqui dada pela própria Carol Dweck






Nenhum comentário:

Postar um comentário