sexta-feira, 1 de julho de 2016

Manual de Boas Práticas – Passageiro de Avião





Entre as habilidades de um Secretário Executivo está a gestão e planejamento de viagens, por isso, é altamente relevante conhecer regras, normas, dicas e situações. 

Nesse sentido, compartilho com vocês o site voando e avaliando na expectativa de contribuir para o melhor entendimento do assunto e como boas maneiras é um tema que precisa abranger todos os cenários, compartilho as dicas de melhores práticas sugeridas pelo Cadu Franco.  


Manual de Boas Práticas – Passageiro de Avião


Considerando que já voei milhares de vezes (literalmente), tendo passado por muitas situações inusitadas, observado algumas atitudes desnecessárias e presenciado algumas crises entre passageiros, acho que já estou em condições de formular um

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DO PASSAGEIRO DE AVIÃO

Acho que é importante dividir este Manual em 04 grandes capítulos:

1) Boas práticas no processo de COMPRA DA PASSAGEM

temos no Brasil uma intensa competição no setor aéreo, portanto, as grandes companhias sempre fazem promoções, com preços muito atrativos, entretanto, estes preços baixos estão associados a tipos de tarifas com uma série de condições e restrições, em especial, altas taxas para remarcação e cancelamento

podemos discordar do valor destas taxas, mas elas estão associadas diretamente ao preço promocional que atrai nossa atenção; se você se beneficia com o preço baixo e compra a passagem, está aceitando todas as condições (as boas e as ruins); esta é uma prática do mercado mundial, em especial, na Europa e todos os alertas sobre estas regras são feitos pelas companhias no processo de venda da passagem (repare que estou falando de compras feitas diretamente com as empresas, sem nenhum tipo de intermediário ou compra coletiva); portanto, leia atentamente as condições das tarifas promocionais, pois alegar desconhecimento ou prática abusiva da empresa não é medida justa (eu diria até que é feio!)

2) Boas práticas no PROCEDIMENTO DE EMBARQUE
vá ao banheiro antes de embarcar, só há vantagens nisso: o banheiro do saguão do aeroporto é muito mais espaçoso e confortável, além disso você não precisa incomodar ninguém (na ida e na volta ao banheiro) caso esteja sentado na janela

na hora do embarque, respeite a ordem definida pela companhia aérea; no Brasil, geralmente as companhias dividem os passageiros em três grupos: 1- prioridades (por lei e passageiros frequentes com algum status no programa de fidelização), 2- passageiros sentados nos ssentos da parte de trás do avião e 3) assentos da parte frente; isto tem uma lógica por trás: como cada pessoa geralmente fica parada no corredor do avião para colocar sua mala no bagageiro, o fluxo de entrada fica otimizado quando entram primeiro os passageiros que estão no fundo; portanto, respeitar estes grupos é bom para todos, pois proporciona um embarque mais ágil e aumentam as chances do voo sair no horário previsto

se o embarque for remoto, não fique na porta do ônibus que te levará até o avião que está estacionado no pátio do aeroporto; quando isso acontece, geralmente, o meio do ônibus fica vazio e menos passageiros são transportados em cada trajeto; lembre-se que mochila nas costas ocupa um espaço desnecessário, coloque-a entre as pernas; se forem necessários 03 ônibus (vazios) para levar todos os passageiros, o processo de embarque vai demorar mais do que se apenas 02 (cheios) forem utilizados

se o avião tiver algum problema técnico ou o aeroporto fechar por condições climáticas, acredite: não adianta gritar ou xingar os funcionários da companhia aérea que trabalham no aeroporto; gentileza gera gentileza, por diversas vezes, pelo fato de eu tratar as pessoas com educação, tive preferência para solução de problemas

3) Boas práticas DENTRO DO AVIÃO

siga as regras definidas pela companhia aérea com relação à bagagem de mão; mais uma vez, existe uma justificativa plausível para isso: garantir que todo e qualquer passageiro possa carregar sua bagagem para dentro do avião, ou seja, é uma questão de isonomia e respeito ao próximo; quando os bagageiros estão lotados e não há espaço para a mochila do passageiro que entrou por último, o voo sempre atrasa, pois é preciso chamar o despachante e despachá-la para o porão da aeronave (sem contar a hipótese do passageiro se recusar, reivindicar o direito de ter sua bagagem de mão no compartimento dentro do avião e arrumar confusão) 

respeite os assentos atribuídos no procedimento de check-in; podemos discordar da política da companhia de cobrar um adicional por um assento mais confortável, mas a partir do momento em que a passagem foi comprada, as regras precisam ser respeitadas; além disso, em voos de baixa ocupação, a distribuição dos assentos pode ser feita para um melhor balanceamento da aeronave, se você mudar de lugar pode comprometer a performance e segurança do voo (vocês lembram do incidente com o músico Tico Santa Cruz?!?!?)

obedeça as regras sobre o uso do aparelho celular e outros equipamentos eletrônicos: evite que o “Engenheiro Aeronáutico” que existe dentro de você conclua que não tem problema nenhum usar o celular mesmo depois que a tripulação orientou a desligá-lo; atualmente, as maiores companhias aéreas do Brasil (TAM, GOL, AZUL e AVIANCA) já permitem o uso em “modo avião” em todas as fases do voo; a regra é clara: com segurança de voo não se brinca, se respeita 

tenha consciência: não fique batendo com o joelho ou dando pancadas na poltrona do passageiro à sua frente; não há nada mais incômodo do que absorver com as costas estes trancos 

se você encontrar uma amiga que não vê há anos e ela sentar perto de você (mas não ao seu lado), tente segurar a ansiedade de botar o papo em dia durante o voo (conversem no aeroporto de destino), e evite ficar gritando e conversando, os outros passageiros não precisam compartilhar deste momento de alegria e ouvir todas as novidades da sua vida 

na “Guerra dos Cotovelos” para ocupar o “território inimigo” do braço da poltrona, dê preferência sempre ao passageiro que está sentado na fileira do meio; quem está na janela, tem a seu favor o espaço entre o braço e a parede do avião, da mesma forma, há espaço a mais para quem está no corredor; quem está no meio não tem nenhuma vantagem, portanto, deve ter preferência para apoiar os braços; obviamente, a “negociação” tem que ser feita de forma civilizada, sem empurrões

não existe lei que obrigue todos os passageiros a levantar assim que o avião é estacionado, portanto, mantenha a calma e aguarde, pelo menos, que a porta da aeronave seja aberta


no processo de desembarque, aceite que as pessoas que estão mais a sua frente no avião sairão primeiro; é muito comum as pessoas acharem que, por estarem no corredor, podem sair primeiro e que as pessoas que estão na janela da fileira à frente devem ficar esperando; é uma questão de organização e cortesia: quem está mais a frente, sairá primeiro, estando na janela, meio ou corredor; já tive que me jogar na frente de muitas pessoas e adoro debater com os apressadinhos sobre isto; em resumo: se você está na fileira 4, não saia na frente dos passageiros da fileira 3

4) Boas práticas ESPERANDO AS MALAS

a esteira de bagagem parece ser um brinquedo muito legal, mas não faz parte do parquinho da praça: os pais precisam controlar as crianças enquando aguardam as malas; o risco de acidente é grande, além de ser incômodo para os demais passageiros


o espaço em frente à esteira tem que ser o mais democrático possível, as pessoas precisam lembrar que vivem em sociedade; é preciso evitar aquela situação de um passageiro na 3ª “camada” de pessoas ter que abrir espaço na multidão e se jogar para pegar a mala que está indo embora

Como pode ser visto, todos nós podemos ser diretamente responsáveis por vários aspectos durante um voo: pontualidade, segurança e bem-estar geral. Portanto, façamos a nossa parte para garantir que a experiência de andar de avião seja sempre a melhor possível para cada um de nós. 

BONS VOOS!


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