sexta-feira, 29 de julho de 2016

Gentileza gera gentileza




As vezes me avalio, quando o assunto é comportamento e postura, como uma pessoa muito conservadora, vivendo ainda no século passado. Mas também percebo que é graças a esta postura que grandes oportunidades surgem com frequência.

A verdade é que de nada adianta ter boa formação, falar vários idiomas e não dar bom dia ao porteiro.

Na expectativa de contribuir, compartilho aqui algumas dicas,

1 – Gentileza não tem a ver com hierarquia.
É muito comum encontrar Profissionais de Secretariado extremamente educados e simpáticos com a alta direção e extremamente grosseiros com os que estão abaixo na hierarquia da empresa, incluindo a própria equipe, o pessoal da limpeza e quem prepara aquele delicioso cafezinho. Desejar Bom dia, obrigado e por favor para a recepcionista com o mesmo entusiasmo e gentileza prestado ao Presidente é tão importante quanto.

2 – Picos de humor Nada justifica uma explosão de nervos no ambiente profissional. Não importa qual seja o motivo - seja por problemas pessoais, financeiros, metas impossíveis para cumprir ou algo do gênero. Aprenda a respeitar o seu espaço de trabalho e sobretudo os seus colegas. Respire fundo, dê uma volta e mantenha seu controle. Não há nada mais desagradável do que ter uma pessoa descompensada, prestes a explodir, numa equipe. Saiba que na primeira oportunidade são as primeiras a deixarem a empresa.

3– Netiqueta - Não atenda seu celular durante reuniões, deixe seu celular sempre no silencioso e se realmente for preciso atender cuidado com o tom e volume de voz. Ninguém é obrigado a compartilhar seus assuntos. O WhatsApp não está fora das regras de etiqueta, portanto, envie mensagens a partir das 09:00 e somente até as 22:00. Não adianta pedir desculpas pelo incomodo se você já está incomodando. E se ainda assim você enviou a mensagem e não obteve retorno, aguarde. Não fique enviando exclamações e interrogações. Se a pessoa não respondeu é porque não tem a resposta naquele momento ou não pode responder. Tenha bom senso. Se realmente for urgente, ligue - respeitando os horários.

4– Críticas e elogios. Se for criticar faça em particular. Elogios podem ser feitos em público. Seja como for, não exponha as pessoas, isso é muito importante e fala muito sobre você.

Essas são algumas dicas que podem contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional, assim como trazer leveza ao seu dia. Experimente ser alguém melhor todos os dias e logo colherá bons frutos, porque parafraseando Nishan Panwar "O mundo está cheio de pessoais legais. Se você não puder achar uma, seja uma".

um abraço,

Simara Rodrigues




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