quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sobre salto alto e elegância


Outro dia levei um susto quando vi minha colega de trabalho vindo em minha direção. Tive a certeza que ela cairia a qualquer momento tentando se equilibrar em seu super salto de 12cm. Parecia que ela tentava se equilibrar naquelas pernas de pau. Se não fosse trágico seria cômico. 

Escolher o calçado adequado para trabalhar requer alguns cuidados que podem ser cruciais para o seu bem estar e principalmente para a sua imagem. 

Não há nada mais deselegante que uma mulher que não sabe usar salto. Portanto, é fundamental compreender nossas limitações e também o nosso perfil. Se você não sabe usar ou não gosta, é melhor adotar um salto mais baixo, mas que a deixe confortável e segura. 

Veja algumas dicas ao escolher o sapato adequado para trabalhar: 

1 - Inicialmente o calçado deve ser elegante, com bom acabamento e com a manutenção em dia. Quando o bico do sapato estiver amassado e descascando, por exemplo, é hora de aposenta-lo. Isso porque um sapato em estado ruim pode derrubar todo o seu look. 

2 - Escolha um sapato confortável – Nada pior que passar horas do dia com um sapato que incomoda. Portanto, opte por sapatos de qualidade, macios e que se encaixe ao formato do seu pé. E uma regra de ouro: Jamais tire o seu sapato na estação de trabalho, para dar aquela descansadinha. O conforto é o primeiro ponto a ser considerado, mas sem esquecer da estética. O ideal é encontrar um que una as duas necessidades. 

3 - Se o sapato estiver em bom estado, mas o salto desgastado, troque-o imediatamente. Nada de andar pelo escritório com aquele barulho horroroso do prego incomodando a cada nova pisada. Isso pode transmitir uma imagem de desleixo. 

4 - Ao chegar no escritório limpe seu sapato – Tive uma colega de trabalho que rigorosamente, antes de entrar no escritório, ia ao banheiro para verificar se seus sapatos estavam limpos. Isso porque no estacionamento do escritório havia uma área descampada e empoeirada. Esse tipo de cuidado demonstra zelo e limpeza. Portanto, observe, principalmente em época de chuva e seca, se o seu sapado está limpo. 

5 - Evite saltos exageradamente altos e grotescos. Reserve este tipo de sapato para uma festa ou balada. Vale ressaltar que brilhos e muito "fru-fru" estão fora de cogitação no ambiente corporativo. 

6 - Sapato coringa – Sempre tenha aquele coringa no guarda-roupa, que combina com qualquer tipo de roupa, em qualquer situação. Uma sugestão é ter pelo menos um sapato preto e um nude. 

7 - O modelo do sapato deve ser sempre o mais fechado possível —sem aparecer muito dos dedos ou calcanhar. Se optar por sapatilhas, opte pelas de bico fino, que trazem um ar mais elegante. Evite sapatilhas arredondadas. Elas costumam transmitir um aspecto mais infantil. 


Sobre Sandálias

As sandálias que entram no ambiente corporativo devem ser as de modelos mais fechados, que cobrem boa parte do pé. O principal ponto que precisa ser coberto é a raiz dos dedos, depois o calcanhar e parte dele. Sandálias rasteiras e muito abertas ou as de salto “Anabela” com materiais casuais, como corda ou palha, devem ser abolidas em ambientes mais formais, pois são calçados que remetem muito mais a ocasiões de passeio do que trabalho.

Então afinal, qual a altura e o sapato ideal? Aquele que você se sinta confortável e sobretudo que te permita andar até o final do dia sem descer do salto e com elegância. 

Quando ir às compras? 

Em Brasília já é tradição as liquidações nos meses de janeiro e agosto. Então, uma dica é trocar seu guarda-roupa nessa época. Sempre é possível adquirir bons modelos, por ótimos preços. 

Se você optar pelos clássicos, ou seja, aqueles modelos que nunca saem de moda, você poderá manter uma reserva para todo o semestre.

Um abraço, 

Simara Rodrigues 



Evite este tipo de modelo














 














Clássicos que contribuem 




























Fonte:

http://www.aleatto.com.br


2 comentários:

  1. Professora querida, confesso que detesto salto, mas sei o quanto é necessario para compor um look formal e executivo. Suas dicas foram muito bacanas, e adorei os sapatos coringas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Letícia, Você tenho certeza que ficará mais bonita e elegante do que já é. O segredo é começar devagar. Comece com saltos mais modestos e que te deixem a vontade. :)

    ResponderExcluir