quarta-feira, 4 de maio de 2016

Profissional de Alta performance


Este ano coloquei em ação um projeto que considero fruto de anos de dedicação, aprendizado, comprometimento e amor à minha profissão.  

A SecGlobal nasceu com o objetivo de assessorar empresas que por motivos diversos optaram por uma estrutura enxuta e dinâmica. Com isso, meu trabalho é facilitar a vida de empresários, consultores e profissionais que necessitam de assessoria executiva especializada. 

Este mês, em especial, todos os meus clientes buscaram o mesmo serviço: capacitar e treinar seu quadro de pessoal. 

Interessante perceber que em todos os discursos a expectativa é a mesma "Eu preciso que os funcionários compreendam a importância do nosso negócio e o seu papel",  "A nossa empresa está em plena ascensão e muitos funcionários não têm a postura que necessito para garantir o sucesso esperado", "Está muito difícil encontrar profissionais qualificados" são algumas afirmações dos clientes. 

Isso, para o meu negócio, é ótimo. Uma vez que um dos serviços ofertados pela SecGlobal é a capacitação e treinamento de pessoal. Entretanto, não posso deixar de refletir sobre o assunto. 

Afinal, qual é a dificuldade em atuar com excelência naquilo que você se propõe? qual a dificuldade em atender às expectativas do mercado? quais as ferramentas estes indivíduos precisam conhecer?

Embora não haja uma fórmula mágica, há alguns caminhos que podem garantir o sucesso e são eles: 

Estude o negócio da empresa - Conheça a missão, a visão e os valores da empresa. Compreende qual é a essência do negócio;

Conheça o negócio - Leia as informações disponíveis na intranet ou mesmo regimento interno da empresa e entenda qual o segmento e o mercado de atuação;

Seja proativo - As empresas buscam pessoas que faça aquilo que deve ser feito. Se o seu gestor tiver que lembra-lo a todo tempo qual é o seu papel ele não precisa de você;

Coloque a mão na massa - Nada de corpo mole. Chegou no escritório foque em resolver as pendências e tenha disciplina para conclui-las em tempo hábil. Não seja o "enrolador" que toda empresa despreza. 

Tenha bons modos - Por mais que as empresas e gestores não digam abertamente é extramente importante manter uma postura adequada, o que envolve educação, bons modos e bom senso. Não seja o sem noção da área. Isso, com certeza, será decisivo para uma promoção o mesmo permanência no quadro. Observe como os gestores da sua empresa se comportam e siga o exemplo. Nada mais desagradável que trabalhar com um profissional com ótimas habilidades técnicas e nota zero em comportamento. Acredite, isso conta muito para a sua carreira e ascensão. 

Encante seu cliente - Com um sorriso, com otimismo e bom humor o dia fica mais leve e o trabalho prazeroso. Trabalhar não deve jamais ser uma punição mas um presente que a vida nos proporciona. Portanto, faça valer a pena. 

Autoavaliação - Essa habilidade contribui e muito para que você compreenda o que é excelência. Todos os dias olhe no espelho e faça as seguintes perguntas: Eu gostaria de ter um funcionário como eu? Se eu fosse o dono da empresa, eu me contraria? 

Em tempos de crise o mercado clama por alta performance e aqueles que possuem esta habilidade "nadarão de braçadas". 

um abraço, 

Simara Rodrigues 





Nenhum comentário:

Postar um comentário