sexta-feira, 8 de abril de 2016

Como procurar um estágio






Ao iniciar a busca por estágio, muitos estudantes se guiam pelo sonho de trabalhar para grandes marcas, sem ter conhecimento sobre a realidade daquele universo. Antes de disparar currículos para todas as vagas disponíveis no mural de estágio da faculdade, o mais recomendado é que o estudante faça um mapeamento para alinhar as expectativas pessoais à realidade do mercado. Nesse processo, é preciso entender com qual segmentos ou setor o candidato se identifica, qual é a localização das companhias almejadas em relação à residência e à faculdade, quais áreas compõem a estrutura dessas organizações e em quais departamentos é possível aplicar o aprendizado do curso de graduação.

Feita essa pesquisa, o próximo passo é verificar com a equipe de RH da empresa detalhes sobre o processo de recrutamento de estagiários. Algumas companhias realizam a seleção em períodos específicos do ano, enquanto outras recrutam em diferentes momentos. No departamento de estágio da faculdade também é possível obter essa informação.

Já tem uma vaga em vista? Então, o desafio é superar a barreira da relação desproporcional entre oferta e procura - e o currículo é o primeiro ponto de atenção. Redija-o com calma, de uma maneira clara, objetiva, concisa e coerente, sem erros gramaticais, de digitação ou informação. Entenda que se trata da primeira imagem que o recrutador tem do candidato, ou seja, é o instrumento que abre ou fecha a porta de uma oportunidade de trabalho. Uma dica importante é pedir para que outra pessoa leia o documento, assim será mais fácil de identificar possíveis falhas.

Se for convocado para entrevista, faça uma pesquisa sobre a empresa e o ramo do negócio, seja em sites, redes sociais ou páginas de busca. Se possível, procure informações também sobre o entrevistador e gestor da área. Ter esses dados em mente vai ajudá-lo a identificar pontos entre os seus valores e os da empresa, bem como criar empatia com o recrutador. O segredo está em saber usar essas informações em momentos oportunos durante o bate-papo, sem parecer bajulador. Tenha cuidado na escolha do traje: roupas sociais e em cores discretas são bem-vindas; enquanto as informais e chamativas são dispensáveis. Chegue ao local com antecedência. 

Na conversa com o recrutador, seja humilde, transparente e demonstre disposição para aprender e interesse em conhecer o todo da empresa, vivenciando as experiências que forem propostas dentro da área de atuação. O mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais os profissionais focados no próprio desenvolvimento, mas que também estejam preocupados em contribuir para o crescimento dos negócios.

Ao conquistar uma vaga de estágio abrace a oportunidade com o senso de responsabilidade de um profissional permanente, desenvolva suas habilidades técnicas e fique atento ao alinhamento entre suas características comportamentais e o valorizado pelos gestores. 

Faça o seu melhor e boa sorte!

*Gerente de divisão da Robert Half

Fonte: http://vocesa.uol.com.br/noticias/carreira/como-procurar-um-estagio.phtml#.VwaBs_krKUk

Nenhum comentário:

Postar um comentário