sábado, 30 de janeiro de 2016

Dicas de como elaborar um bom currículo




Se é verdade que a primeira impressão é a que fica a regra não pode ser diferente para o envio do seu currículo. Embora pareça tarefa fácil, a elaboração de um currículo exige atenção e sobretudo conhecimento. 

Se considerarmos que para cada vaga aberta dezenas e até mesmo centenas de pessoas se candidatam, o primeiro desafio é passar pelo filtro de seleção dos melhores currículos. Observe que neste momento não há uma avaliação pessoal mas a avaliação das informações constantes em  um breve relato. São os seus "30 segundos de fama". 

Portanto, fazer com o que o seu currículo seja escolhido, requer algumas regras básicas e o Blog Secretariar é uma arte compartilha algumas dicas:  


Objetividade - Por mais que pareça óbvio nem todo mundo consegue ser objetivo. Portanto, nada de "mi mi mi" no seu objetivo. "Atuar com excelência para o bom desenvolvimento das atividades, primando pela ética, transparência, trabalho em equipe e com responsabilidade. Isso não é objetivo, mas obrigação. A pergunta é simples: O que você quer?


E-mail Profissional - Evite usar um endereço de e-mail no diminutivo, com apelidos ou "meigo" em seu currículo. Isso não traz a seriedade e postura que espera-se de um profissional, principalmente se for atuar na área de  Secretariado. 

Por isso, nada de simarinha@gmail.com, sisi@gmail.com, sisigatinha@hotmail.com, sifofinha@yahoo.com.br.   Lembre-se, são detalhes como este que podem falar muito sobre você. 

Descreva suas atribuições - Ao especificar o local de trabalho e o cargo ocupado, descreva de forma objetiva e resumida suas atribuições. Não há nada mais incomodo para um recrutador do que ficar com a interrogação quanto às atribuições de um candidato. Coloque-se no lugar dele: Se você tivesse 100 currículos para avaliar, você escolheria aquele com informações claras ou que exige um contato para obter mais informações? 


Formação acadêmica - Para o recrutador é muito mais importante saber o que você estuda atualmente do que o local em que cursou o ensino fundamental e médio. Portanto, siga uma ordem lógica de tempo e informe sua última formação ou atual. A mesma regra vale para as suas experiências profissionais.  


Não minta - Se você não fala outro idioma, não informe em seu currículo que seu conhecimento é intermediário ou avançado. Pior do que não saber é mentir sobre uma determinada habilidade. Se você estiver estudando algum idioma não deixe de informar em seu currículo, ressaltando o nível de conhecimento.  

Foto - Se a sua pretensão é uma vaga para a área de Secretariado Executivo descarte a foto 3x4 no cabeçalho do seu currículo. Esse critério é, geralmente, considerado para vagas destinadas a vendedores de shopping e promotores de eventos. 

Revise seu currículo - Cuidado com os erros de português. Uma dica é mostrar para um colega ou familiar antes de enviar o currículo, evitando dessa forma, qualquer deslize. 

E é claro, não deixe de cadastrar seu currículo em plataformas como linkedin, vagas.com e empresas de recrutamento e seleção.


Um abraço, 

Simara Rodrigues




Nenhum comentário:

Postar um comentário