sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Que bicho você é?




Tenho participado de alguns treinamentos sobre alta performance profissional e na ânsia de contribuir para o crescimento dos meus leitores, compartilho algumas técnicas e ferramentas que têm sido aplicadas nos encontros. 


Quando falamos de alta performance, é preciso, inicialmente, olharmos para dentro de nós. Afinal, toda mudança precisa partir de cada indivíduo. 

A Análise do Comportamento proposta pelo Instituto Brasileiro de Coaching permite traçar o perfil de cada indivíduo a partir de um mapa comportamental que indica a dominância cerebral, e como esse resultado pode ser decisivo em nossa trajetória e nossas motivações. 

A análise do comportamento apresenta quatro modelos que indicam as características centrais de cada um dos perfis comportamentais. Fazendo uma metáfora com alguns tipos de animais, é possível identificar alguns aspectos relevantes, pontos fortes, pontos de melhorias e motivações. 

Descubra que bicho você é e como isso influencia em sua vida.

Afinal, as "As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos." Peter Drucker


ESCOLHA UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO E SEJA SINCERO, PARA QUE O RESULTADO ESTEJA DE ACORDO COM AQUILO QUE VOCÊ REALMENTE É. Não se preocupe com o julgamento alheio. Neste momento é você com você. 

Marque com um X a questão que mais você se identifica 


1) Eu sou...

( I ) Idealista, criativo e visionário 
(C) Divertido, espirituoso e benéfico 
(O) Confiável, meticuloso e previsível 
(A) Focado, determinado e persistente 

2) Eu gosto de...


( I ) Ser piloto 
(C) Conversar com os passageiros 
(O) Planejar a viagem 

(A) Explorar novas rotas 

3) Se você quiser se dar bem comigo...

( I ) Me dê liberdade 
(C) Me deixe saber sua expectativa 
(O) Lidere, siga ou saia do caminho 
(A) Seja amigável, carinhoso e compreensivo 

4) Para se conseguir obter bons resultados é preciso...

( I ) Ter incertezas 
(C) Controlar o essencial 
(O) Diversão e celebração 
(A) Planejar e obter recursos 

5) Eu me divirto quando...

( I ) Estou me exercitando 
(C) Tenho novidades 
(O) Estou com outros 
(A) Determino as regras 

6) Eu penso que...

( I ) Unidos venceremos, divididos perderemos 
(C) O ataque é melhor que a defesa 
(O) É bom ser manso, mas andar com um porrete 
(A) Um homem prevenido vale por dois 

7) Minha preocupação é...

( I ) Gerar a ideia global 
(C) Fazer com que as pessoas gostem 
(O) Fazer com que funcione 
(A) Fazer com que aconteça 

8) Eu prefiro...

( I ) Perguntas a respostas 
(C) Ter todos os detalhes 
(O) Vantagens a meu favor 
(A) Que todos tenham a chance de ser ouvidos 

9) Eu gosto de...

( I ) Fazer progresso 
(C) Construir memórias 
(O) Fazer sentido 
(A) Tornar as pessoas confortáveis 

10) Eu gosto de chegar...

( I ) Na frente 
(C) Junto 
(O) Na hora 
(A) Em outro lugar 

11) Um ótimo dia pra mim é quando...

( I ) Consigo fazer muitas coisas 
(C) Me divirto com meus amigos 
(O) Tudo segue conforme planejado 
(A) Desfruto de coisas novas e estimulantes 

12) Eu vejo a morte como...

( I ) Uma grande aventura misteriosa 
(C) Oportunidade para rever os falecidos 
(O) Um modo de receber recompensas 
(A) Algo que sempre chega muito cedo 

13) Minha filosofia de vida é...

( I ) Há ganhadores e perdedores, e eu acredito ser um ganhador 
(C) Para eu ganhar, ninguém precisa perder 
(O) Para ganhar é preciso seguir as regras 
(A) Para ganhar, é necessário inventar novas regras 

14) Eu sempre gostei de...

( I ) Explorar 
(C) Evitar surpresas 
(O) Focalizar a meta 
(A) Realizar uma abordagem natural 

15) Eu gosto de mudança se...

( I ) Me der uma vantagem competitiva 
(C) For divertido e puder ser compartilhado 
(O) Me der mais liberdade e variedade 
(A) Melhorar ou me der mais controle 

16) Não existe nada de errado em...

( I ) Se colocar na frente 
(C) Colocar os outros na frente 
(O) Mudar de ideia 
(A) Ser consistente 

17) Eu gosto de buscar conselhos de...

( I ) Pessoas bem sucedidas 
(C) Anciões e conselheiros 
(O) Autoridades no assunto 
(A) Lugares, os mais estranhos 

18) Meu lema é...

( I ) Fazer o que precisa ser feito 
(C) Fazer bem feito 
(O) Fazer junto com o grupo 
(A) Simplesmente fazer 

19) Eu gosto de...

( I ) Complexidade, mesmo se confuso 
(C) Ordem e sistematização 
(O) Calor humano e animação 
(A) Coisas claras e simples 

20) Tempo para mim é...

( I ) Algo que detesto desperdiçar 
(C) Um grande ciclo 
(O) Uma flecha que leva ao inevitável 
(A) Irrelevante 

21) Se eu fosse bilionário...

( I ) Faria doações para muitas entidades 
(C) Criaria uma poupança avantajada 
(O) Faria o que desse na cabeça 
(A) Exibiria bastante com algumas pessoas 

22) Eu acredito que...

( I ) O destino é mais importante que a jornada 
(C) A jornada é mais importante que o destino 
(O) Um centavo economizado é um centavo ganho 
(A) Bastam um navio e uma estrela para navegar 

23) Eu acredito também que..

( I ) Aquele que hesita está perdido 
(C) De grão em grão a galinha enche o papo 
(O) O que vai, volta 
(A) Um sorriso ou uma careta é o mesmo para quem é cego 

24) Eu acredito ainda que...

( I ) É melhor prudência do que arrependimento 
(C) A autoridade deve ser desafiada 
(O) Ganhar é fundamental 
(A) O coletivo é mais importante do que o individual 

25) Eu penso que...

( I ) Não é fácil ficar encurralado 
(C) É preferível olhar, antes de pular 
(O) Duas cabeças pensam melhor do que uma 
(A) Se você não tem condições de competir, não compita 

RESULTADOS: 


Verifique quantas questões correspondem a cada letra e multiplique o resultado por 4:
Exemplo: 6 questões com a letra "O" x 4 = 24% 

I - multiplique por 4 e encontre a porcentagem % predominante - ÁGUA

C - multiplique por 4 e encontre a porcentagem % predominante- GATO

A - multiplique por 4 e encontre a porcentagem % predominante - TUBARÃO

O - multiplique por 4 e encontre a porcentagem % predominante - LOBO


Agora confira o resultado





GATO: FAZER JUNTO!




Os que possuem esse perfil gostam de estar rodeados de pessoas e tem muita facilidade para trabalhar em equipe. Quando líderes, sabem delegar as tarefas e são muito persuasivos, utilizando dos sentimentos para influenciar as pessoas.
Sentimentais e sensíveis, Gatos tem um carisma todo especial, porém devem tomar cuidado para isso não prejudicá-los quando se trata de resultados e relacionamentos profissionais.

Sabem manter uma comunicação harmoniosa, tendendo a esconder conflitos em função disso. Porém, sua comunicação costuma ser aberta, reconhecendo as qualidades daqueles ao redor e visando sempre a igualdade.

Seus maiores valores são: felicidade e igualdade.



LOBO: FAZER CERTO!
Metódico, organizado, correto, detalhista e pontual, Lobos são totalmente previsíveis, pois eles sempre farão as coisas de maneira planejada e de uma única forma, a certa!

São leais, seguros e seguem todas as normas, por isso possuem uma dificuldade muito grande de se adaptar às mudanças.

Nesse perfil, as pessoas têm bastante dificuldade de arriscar e fazer algo que não conseguem ver início, meio e fim. Dificilmente farão confortáveis uma viagem de última hora ou uma surpresa, porém com certeza nunca errarão um presente e dificilmente terão problemas com o percurso. Na empresa, podem atrapalhar o andamento de algo pelo excesso de detalhes, mas entregarão exatamente aquilo que foi acordado.

Seu maiores valores são: ordem e controle.





ÁGUIA: FAZER DIFERENTE!


Infelizmente o mundo de hoje está acabando com a Águia que existe dentro de cada um de nós, a parte criativa, com foco no futuro, idealizadora e intuitiva. Não sei no seu, mas no meu meio social, pessoas assim são raras e extremamente interessantes de se conversar.

Águias têm o dom de prever o futuro e provocar mudanças radicais, gostam de arriscar e apostar no novo por um simples motivo, porque é novo! Adoram mudanças e possuem dificuldade de focar no aqui e agora, detestando rotinas.



TUBARÃO: FAZER RÁPIDO!


Essas são as pessoas com uma qualidade que toda empresa gosta: foco no resultado! Elas querem fazer rapidamente e estão com seu senso de urgência sempre aguçado, assim como a motivação que possuem e transmitem em tudo que fazem.


Pró-ativos, Tubarões adoram desafios e detestam repetir tarefas, já que uma vez que entregaram, querem passar para a próxima. Não gostam de delegar tarefas, pois acreditam que na mão deles será feio mais rápido em função da sua auto suficiência e impulsividade.


Devem tomar cuidado com esses impulsos para não passarem por cima das regras e até mesmo dos outros, pois repetidas vezes acabam fazendo isso ao olhar apenas os resultados, sendo extremamente competitivos e cegos para os detalhes. 

Devem sempre se lembrar também que nem sempre o mais rápido e mais fácil é o melhor.


Seus valores são: rapidez e resultados.


Fonte:

http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/analise-de-comportamento-teste-de-perfil-comportamental/

http://coachtiago.blogspot.com.br/2014/10/ferramenta-de-coaching-perfil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário