domingo, 11 de outubro de 2015

05 coisas para agradecer

Há alguns anos uma amiga, muito querida, me aconselhou a escrever em um caderno tudo aquilo que eu desejava para a minha vida. Segundo ela, seria mais fácil "materializar" meus desejos. Achei a proposta interessante, pois além de me direcionar permitia focar em meus objetivos. Ainda hoje, muitos anos depois, mantenho esse hábito que vai além do dia 31/12, quando a maioria faz as suas promessas. 


Em complemento, há menos de um ano tenho feito outro exercício que aprendi em um dos livros que li. "O que eu sei de verdade" da Ophah Winfrey.

No livro, a autora sugere que todos os dias façamos o registro de 05 coisas pelas quais somos gratos. 

No começo parecia fácil. Afinal, temos muito a agradecer: pela família, pela saúde, pela moradia, pelo emprego, etc. Mas a medida que os dias vão se passando vai ficando difícil não ser repetitivo e identificar as 5 coisas a agradecer. 

Para mim, na época, gratidão tinha que ser algo extraordinário. Uma promoção, a aprovação de um projeto, uma viagem.... Mas a vida não é um bolinho de carne, como sempre diz uma amiga.

Então, chegava a noite e eu já ficava tensa. "Ai meu Deus, 05 coisas para ser grata hoje? Como se eu tivesse a obrigatoriedade de ter executado grandes feitos. Sempre exigi de mim mais que deveria. 

De repente, descobri que não precisava provar nada para ninguém e que o exercício significava apenas observar, reconhecer e registrar. 

A medida que parei de ser cruel comigo e comecei a exigir menos de mim foi libertador. Pude perceber que coisas simples podem trazer grande gratidão.

Em um dos dias eu escrevi no meu cardeninho cujo título era: 05 coisas que sou grata hoje:

Levar meu filho para a escola;

Comer a tapioca que a minha mãe fez;

Não pegar engarrafamento para trabalhar;

Tomar o café do Sr. João; (trabalhávamos juntos na época)

Ouvir um bom dia do vizinho (que não era muito gentil)

Segundo Ophah, as vezes estamos tão concentrados na dificuldade da nossa escalada que nos esquecemos de agradecer simplesmente por termos uma montanha para escalar. 

Quando você aprende a agradecer aquilo que você tem o universo retribui de forma surpreendente. 

um abraço, 

Simara Rodrigues 





Nenhum comentário:

Postar um comentário