segunda-feira, 21 de setembro de 2015

30 razões para você se apaixonar pela profissão do Secretariado






As informações abaixo foram publicadas no site do SINSESP, presidido pela querida amiga e Secretária Executiva Isabel Baptista. 

Particularmente intitularia o tema como: "30 razões para você escolher, se apaixonar e abraçar a profissão do Secretariado". 




30 Informações essenciais sobre a PROFISSÃO do SECRETARIADO

1) A Profissão está regulamentada há 30 anos (Lei 7377, de 30/09/85 e Lei 9261, de 10/01/96).

2) Existem em todo país cursos de secretariado: técnicos, tecnólogos, bacharelado e Pós-Graduação.

3) O Ministério do Trabalho e Emprego definiu e atualizou, em 2000 e 2010, a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, posicionando, de maneira mais clara, a profissão do Secretariado.


5) Somos 800 mil profissionais de Secretariado no Estado de São Paulo e 2 milhões em todo país.

6) Há um movimento, há 18 anos, que busca e luta pela criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Secretariado.

7) Desde 1988, ocorrem negociações anuais de Acordo, Convenção e Dissídio Coletivo de Trabalho, garantindo o piso salarial da profissão e demais benefícios para melhoria das condições de vida e trabalho.

8) A sociedade moderna exige que o código de ética dos profissionais que gerenciam informações tenha força de lei.

9) O profissional de secretariado exerce função de confiança, em razão de suas atribuições.

10) Estes profissionais são gestores de informação em um mundo em que a era do conhecimento tem valor imensurável.

11) São também gestores de resultado, porque assessoram os níveis decisórios, monitoram objetivos e metas, fazendo a gestão de pessoas e processos de trabalho.

12) Enquanto agentes de mudança, atuam como elo e exercem o papel de formadores de opinião e de facilitadores da gestão da mudança nas organizações.

13) São agentes de responsabilidade social, porque agregam ao papel profissional à missão de cidadãos, usando de sua influência para disseminar atitudes éticas e saudáveis, em prol da sustentabilidade do planeta.

14) O SINSESP realiza, sistematicamente, palestras intituladas “Profissional do Futuro” em escolas superiores e técnicas para formandos dos cursos de Secretariado.

15) Com o objetivo de integrar e promover o intercâmbio de informações e capacitação de professores, o SINSESP criou o Comitê Estratégico de Educação – encontros periódicos com coordenadores do Curso Superior em Secretariado.

16) Publicada pelo SINSESP, há a Revista Científica Gestão e Secretariado para fortalecer a identidade do Secretariado. Considerada B2 na classificação Qualis/Capes (classificação de um periódico científico).

17) Reconhecimento Internacional jornal "The Guardian" a e revista "Office Pro" do IAAP, E.U.A.

18) Nos EUA ocorre anualmente o Evento EFAM – Educational Forum and Annual Meeting da IAAP – Leading Administrative Professionals. O SINSESP, em 2012, fundou o Capítulo Brazil (um dos 600 existentes em todo o mundo).

19) COINS - Congresso Internacional do Secretariado teve a sua primeira edição em 2011, na capital (SP), com 406 participantes. É bienal, e a segunda edição foi realizada (2013) na cidade de Campos do Jordão/SP, com 421 participantes. 
Nesta terceira edição (2015), na cidade de Santos/SP, a meta é de 500 participantes. Já aderiram e participaram deste evento, em suas edições anteriores 21 Estados e Distrito Federal, além da visibilidade e presença internacional dos países: Portugal, Angola, África do Sul, Canadá e EUA.

20) O site do SINSESP - Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo - www.sinsesp.com.br - recebe, em média, 20.000 visitantes individuais / mês e mais de 25.000 page views, com mais de 700.000 cliques por mês.

21) A cada vez que a imagem do profissional de secretariado é distorcida, há ações para reverter esta situação, com o objetivo de conscientizar a sociedade (instituições governamentais, empresas e mídia) sobre a importância daprofissão. Em casos extremos, os atos que buscam denegrir a profissão são denunciados junto ao CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária.

22) Eco Sustentabilidade - desafio ao Secretariado para que assuma a ecoeficiência como uma de suas responsabilidades no dia a dia corporativo.

23) O SINSESP reúne informações sobre a profissão e os profissionais e as divulga mensalmente por Informativos virtuais.

24) O Secretariado está presente nas redes de relacionamento, com o objetivo de promover a profissão e agregar os profissionais adeptos desses canais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

25) Recolocação Profissional e Orientação Psicológica tendo como objetivo a empregabilidade e enfrentamento de conflitos no ambiente de trabalho são programas contínuos no SINSESP, atendendo presencialmente a categoria e também disponibilizando virtualmente site de vagas para os profissionais e empresas.

26. O Grupo de Estudos Secretariando incentiva discussão sobre temas de gestão de carreira, oferecendo uma oportunidade aos profissionais de secretariado para exporem suas experiências e compartilharem conhecimentos visando a promoção do contínuo desenvolvimento e difusão da profissão. Como resultado dos estudos deste grupo, foi lançado em 2013, o livro Competências Especiais para o Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo.

27) Mais de 400 Convênios firmados, nas áreas de Educação, Saúde, Entretenimento, Lazer e Serviços, com descontos que variam entre 3% e 60%, que atendem em especial aos estudantes de Secretariado na obtenção de descontos juntos as Instituições de Ensino.

28) O Develop - Centro de Desenvolvimento Profissional é o “braço educacional” do SINSESP, cuja missão é promover o conhecimento, o crescimento pessoal e a qualificação de profissionais de secretariado e administrativos

29) O Profissional de Secretariado tem, no mercado, vários Fóruns, Conferências, Cursos, Palestras, Workshops eSeminários para sua capacitação, atualização e aprimoramento. Todos estes são apoiados e divulgados pelo SINSESP, com o objetivo de qualificar sistematicamente este Profissional, adequando-o às mais altas exigências do mercado de trabalho.

30) A mais recente e atualizada publicação sobre a profissão – sob o título Excelência no Secretariado - tem 50 capítulos, vários deles escritos por autores que são palestrantes do COINS 2015. Alguns diretores do SINSESP também assinam esta obra, que tem 415 páginas, Editora Ser Mais.


Fonte: 
http://sinsesp.com.br/o-sinsesp/servicos/1276-campanha-30-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário