quarta-feira, 4 de março de 2015

Dicas de como se comportar em um novo ambiente de trabalho



Para alguns, o ano começou a todo vapor. Tenho amigos que decidiram "largar tudo" e fazer intercâmbio na Austrália, outros resolveram focar e estudar para concurso público e outros resolveram mudar de emprego. 



Particularmente sou a favor da mudança. “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares" Disse Fernando Pessoa para depois admitir que chega um determinado momento que "se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Mudança é, sem dúvida, o que nos move, o que nos instiga, o que nos faz acordar todos os dias e acreditar que o hoje vai ser diferente, que será possível fazer a diferença. 

E para aqueles que iniciam um novo momento profissional, compartilho algumas dicas do site Portal Trainee sobre como se adaptar a este novo cenário.  


Desejo aos meus corajosos e ousados amigos muito sucesso em sua nova jornada. 




O melhor conselho relacionadas com a carreira que já recebi veio de meu ex-chefe no meu primeiro dia de trabalho. Ela me disse para ouvir e observar antes de sugerir qualquer alteração. Eu levei esse conselho e tenho usado em outras situações, tanto dentro como fora do local de trabalho.

Embora a inovação seja coisa boa, é importante estar atento a dinâmica do local de trabalho. Se você está entrando em um ambiente em que as rotinas já estão no lugar, um recém-chegado entrando e falando sobre “melhores maneiras” de fazer as coisas, será muitas vezes recebido com reações negativas. Por quê? Em primeiro lugar, você não sabe nada sobre a razão do está sendo feito. Em segundo lugar, você ainda não ganhou a confiança de seus colegas de trabalho. Finalmente, as pessoas, por natureza, são ameaçadas pela mudança.

Ao ouvir e observar, você vai ganhar muito. Você vai aprender sobre o ambiente do qual você é agora faz parte. Você vai descobrir mais sobre as pessoas que estão trabalhando. Você pode ajudá-las sem querer passar sobre o trabalho dos colegas. Aprenda com experiência coletiva.


Cada escritório tem um. Uma vez que eu descrevê-lo você vai saber exatamente de quem eu quero dizer. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que chega até você em seu primeiro dia e diz várias coisas sobre o chefe, sobre os demais colegas, sobre o ambiente de trabalho, ou seja, conhece e tem opiniões sobre tudo e todos. O “fofoqueiro do escritório” é aquele que cria problemas e depois finge que não tem nada a ver com isso.

Ouça o que essa pessoa lhe diz, mas não comente. Pode ser verdade o que ele diz, mas pode haver muito exagerados. Tenha em mente, a pessoa que fala sobre os outros em breve falará de você.


Isto me faz lembrar de uma candidata numa entrevista de emprego. No meio da entrevista, esta mulher enfiou a mão na bolsa e tirou um celular. Ela deslisou por algumas telas como se estivesse checando seu e-mail ou coisa do tipo. Em uma entrevista e no local de trabalho, é importante lembrar das etiquetas e bons comportamentos.

As pessoas podem não se lembrar de seu bom comportamento, mas certamente vão lembra-se do seu comportamento inadequado. Evite fazer piadas sobre seus colegas, especialmente com aquele na o qual você não está familiarizado. Você não conhece a personalidade dos seus colegas de trabalho bem o suficiente para saber que as reações essas piadas e histórias vão gerar.

Não use e-mail da empresa para enviar piadas ou conteúdos impróprios para seus amigos – eles podem facilmente acabar em mãos erradas. Imagine este e-mail chegando ao diretor com seu nome aparecendo como remetente inicial!


É importante prestar atenção ao que está sendo dito. Você pode obter informações valiosas sobre a dinâmica do escritório, personalidades dos colega de trabalho, e sobre como destacar-se como um bom colaborador.
Isto é especialmente importante quando você é novo.

Você não quer começar a sua carreira com a reputação de ser sujeito de difícil relacionamento. e lembre-se de manter-se ético, cordial e participativo sempre. Sua reputação irá segui-lo pelos os próximos anos.


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