terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Você sabe quem é você?


Em uma entrevista de emprego o recrutador pede: Fale um pouco sobre você
As redes sociais no campo para cadastro de novo perfil solicitam informações: "sobre você" 
Os novos relacionamentos querem saber: quem é você? o que você faz? o que você gosta? 

Você esbraveja na loja: "você sabe com quem você está falando?"

Seja na entrevista de emprego, na faculdade, no trabalho e na vida pessoal- somos hábeis em responder a esta pergunta com base em nossas verdades e crenças. Mas afinal, sou realmente o que penso ser? Eu sei quem sou? 

Por vezes somos ou convivemos com “especialistas” (pessoas que sabem tudo, que conhecem todos os processos, que já vivenciaram as melhores experiências, que são os mais amados, que tem os melhores filhos, os melhores salários, os melhores cargos, os melhores maridos, as melhores esposas, o melhor carro, a melhor casa, a melhor família) mas que nos “bastidores” são motivo de críticas, chacota e piada. 

Uma frase clássica de Sócrates diz: “Conheça a ti mesmo”. 

Conhecer a si mesmo permite que uma pessoa tenha controle de suas emoções - sejam elas positivas ou não. E graças ao autoconhecimento podemos desenvolver habilidades até então desconhecidas, trabalhar nossas percepções e fugir do autoengano. considerando que nem sempre somos como pensamos ser. 

O autoconhecimento não é tarefa fácil e exige certa dose de humildade para reconhecer características e comportamentos nem sempre positivos e favoráveis. 

Mas acredite, é libertador quando reconhecemos nossas próprias limitações e fragilidades e partirmos em busca de mudança. Para o mercado de trabalho, uma vantagem competitiva e para a vida pessoal a possibilidade de ser indivíduo melhor. 

Encontrei, navegando na internet, um passo a passo bem interessante que pode contribuir para a sua busca. E embora o teste esteja direcionado para a carreira, facilmente pode ser adaptado para o campo pessoal. 


“Aquele que conhece os outros é sábio. Aqueles que conhece a si próprio é iluminado” – Lao-Tz.



Passo 01 

Analise cada item e descreva o que você acha que cada classe de pessoas pensa sobre você. Se eles tivessem que defini-lo, que características destacariam? 


a) seus familiares 



b) seus amigos


c) seus pares no trabalho 


d) seus subordinados


e) seu chefe 


f) seus amigos da faculdade 



passo 02

agrupe as respostas de acordo com a frequência de cada item, identificando as características que mais se destacaram.



passo 03 

Descreva sua marca de acordo com as características encontradas e pense em como ela pode ajuda-lo a alcançar seu objetivos de carreira. 



Fonte:  


Nenhum comentário:

Postar um comentário