quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Já pensou em ter um "plano B"?

É cada vez mais comum a busca por trabalhos que oferecem autonomia profissional e por atividades paralelas à carreira principal, o famoso “plano B”. 



Desenvolver novas atividades, além de aumentar a renda financeira é uma ótima oportunidade para descobrir novos talentos, o que consequentemente é uma fonte de energia, realização e motivação. 


Ao contrário do século passado que ao escolher uma carreira o indivíduo naturalmente assinava um atestado de “fidelidade eterna” - até completar os anos para aposentadoria - nos dias atuais, é possível caminhar livremente e simultaneamente por várias áreas. Outro dia, por exemplo, descobri que uma amiga de profissão é também fotógrafa nas horas vagas. Achei o máximo! 

Outro exemplo é de uma ex-aluna que além de atuar como Secretária Executiva é proprietária de uma empresa especializada na criação de convites, lembrancinhas, papelaria personalizada e cerimonial para casamentos. 

Essa mobilidade, além de ampliar nossos horizontes possibilita a expansão de novos talentos e vocações. 

Uma ferramenta bacana que pode ajudá-lo na busca por trabalhos informais é o site GetNinjas

A plataforma, que existe desde 2011, anuncia diversos serviços que vão de aulas particulares a serviços personalizados e de consultoria. O site conecta os clientes aos profissionais autônomos e o melhor, o cadastro é gratuito. 

É possível ainda baixar o aplicativo do site e acompanhar as notificações dos clientes que solicitam orçamento dos serviços oferecidos.


Quando pensamos “fora da caixa” e quebramos alguns paradigmas as possibilidades que se abrem são infinitivas. Essa crença me fez lembrar um chefe, que tive há muitos anos, que me dizia: “Simara, esquece essa história de carreira. Fica quietinha no seu canto e faça o que você sabe fazer. Esquece isso”. Agradeço todos os dias não ter dado ouvidos a ele. Mas isso é assunto para outro post! Um abraço, 

Simara Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário