sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dicas de etiqueta para o Dia da (o) Secretária (o)


Dia 30/09 é o Dia da (o) Secretária (o) e para comemorar esta data algumas empresas costumam encaminhar brindes e/ou organizar eventos, em agradecimento aos profissionais da área. É uma simples homenagem. 


Por isso, embora as regras de etiqueta estejam menos rígidas, é sempre importante lembrar que alguns comportamentos e posturas continuam valendo e são essenciais para não fazer feio nos eventos em geral.

Fui convidado para a comemoração e agora? 

Uma das gafes mais cometidas é levar para a festa alguém que não foi convidado. Se o anfitrião convida você e o convite não inclui acompanhantes significa que o convite não se estende aos demais e levar acompanhantes seria uma grosseria e deselegância. Isto porque envolve uma série de questões para os organizadores como, por exemplo, custos e infraestrutura. 

Além disso, se no convite constar a informação “pessoal e intrasferível” não há o que contestar. Por isso, o elegante é que você confirme a sua presença apenas. Não queira ser o porta-voz da área ou da empresa e reivindicar o convite para outras pessoas. 

Outro erro grotesco é passar um convite para outra pessoa quando não se pode comparecer. A ideia desses eventos é confraternizar e agradecer àqueles que contribuíram com a rotina de trabalho. 

RSVP 

A sigla RSVP é a abreviatura de Répondez S'il Vous Plaît, que significa “Responda se desejar”, ou seja, é o tradicional pedido de confirmação da presença. Por isso é importante que o convidado retorne para a pessoa que o convidou. A confirmação em eventos é, além de educado, a forma que o anfitrião tem de organizar a infraestrutura e logística necessária para melhor receber os convidados. E se você confirmou a presença e antes da ocasião descobre que não poderá ir, ainda assim comunique. 

Horário 

Tenha o bom senso de chegar após a hora marcada e não espere o “apagar das luzes” para ir embora. Esse tipo de evento não é para você se “esbaldar” mas uma ótima oportunidade para encontrar amigos e estabelecer laços. Por isso, fique atento ao movimento e não espere que o garçom passe recolhendo seu copo. 

Fotografias

Não insista para ser fotografado o tempo todo. Não monopolize o fotografo. Haverá o momento em que todos presentes serão fotografados. Afinal, essa é a orientação dos organizadores. 

Durante o evento 

Não altere as mesas que foram dispostas no salão de maneira organizada só para sentar-se com aquele grupo de conhecidos. É muito comum em festas ver pessoas trocando de lugar ou arrastando mesas e cadeiras para ficar ao lado dos amigos. Saiba que isso é uma falta de consideração com quem organizou a festa, considerando que houve uma preparação e um porquê da distribuição imposta. 

Evite exageros 

Não exagere na bebida e nem na comida para não passar vexame. Não peça para o garçom encher o seu copo. Eles são orientados a servir menos e mais vezes para que a bebida não esquente. Além disso, este ambiente não será o apropriado para que você “encha a cara”. 

Não caia na tentação de encher um pratinho de doces ou salgados e levar para a mesa, a não ser que na sua mesa tenha alguém que não possa se levantar para pegar. Do contrário é muita falta de educação. O objetivo da mesa de doces e salgados é fazer com que as pessoas circulem, encontrem conhecidos, além de, é claro, recepcionar bem todos convidados. 

Recebi um presente e minha colega de trabalho não, o que devo fazer?

A etiqueta diz que é educado agradecer a gentileza do envio. Logo, não estenda sua fala informando que seu colega de trabalho não ganhou nada e que não acha justo e blá blá blá. É importante saber, que durante o planejamento e preparação há esse cuidado, por parte dos organizadores, em estabelecer uma lista. Por isso, não seja indelicado interferindo em uma lista que foi previamente estabelecida. 

As boas maneira falam muito sobre nós e podem mudar o rumo de nossa carreira. Além do mais, etiqueta não dá para não ter! 

Um abraço 

Simara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário