quinta-feira, 3 de julho de 2014

Lecionar é para os apaixonados!


Ontem o linkedin publicou a mensagem: “Expresse seus fotos de felicidades” em comemoração aos 5 anos que leciono na UPIS. Foi então que dei um pulo e falei em voz alta: já?!? Como assim? 



Mas afinal, como começou a minha história de amor com a docência? 

Sempre fui movida por desafios, novidades, mudanças e foi exatamente isso que me conduziu à Docência. Em 2009, motivada por esta inquietação enviei meu currículo para o departamento de Secretariado Executivo da UPIS. Na época, o quadro de docentes estava formado e então a Chefe de Departamento, sempre muito atenciosa, informou que quando houvesse uma oportunidade me ligaria. E foi exatamente o que aconteceu. Fui convidada para participar de um processo seletivo e após algumas entrevistas e testes fui classificada. Em julho de 2009 assumi a disciplina Escritório de Assessoria Executiva, cujo objetivo era orientar os discentes quanto à prática em um escritório e familiariza-los com um ambiente corporativo. 

A verdade seja dita: Lecionar é para os apaixonados e a responsabilidade em se fazer compreender é motivante. O olhar dos alunos é inspirador e o prazer em compartilhar é o que impulsiona o docente a seguir adiante. 

Dá trabalho? Claro que dá! Preparar aulas, material de estudo que envolva a turma – mesmo sabendo que algumas vezes nem todos estarão envolvidos - avaliar trabalhos, provas, atividades, ler livros e mais livros em busca de novos saberes! Sim, dá muito trabalho! Mas é por acreditar que por meio da educação as pessoas tem a oportunidade de atingir o conhecimento necessário para aplica-lo em sua vida e serem o que desejam ser que sinto-me motivada. 

É gratificante buscar novos saberes e novos conhecimentos para multiplicar. E Mais gratificante é aprender com os alunos. Ah se eles soubessem o quanto aprendo! 

Talvez eles nem percebam seu progresso ao longo do curso, mas é perceptível na fala, na postura, no olhar e nas expectativas! Acompanhar a transformação e o sucesso de alguns alunos é como ganhar um troféu de uma grande maratona! 

E Como é gratificante receber o reconhecimento, o apoio e o carinho deles. 

Como eu escolhi a docência? Eu não escolhi, ela me escolheu e abracei com todo amor que há nessa vida. E sou eternamente grata por isso!!!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário