domingo, 24 de janeiro de 2016

A importância do estágio



Quando ingressei no mercado de trabalho não sabia absolutamente nada sobre o mundo corporativo. Eu era telefonista em uma indústria de aço e inox em Brasília e minha função era atender as chamadas, o mais rápido possível, e transferi-las à área de vendas. Meu trabalho era medido pela velocidade de chamadas que eu conseguia transferir ao longo das 6 horas diárias de trabalho. Acho que me saí bem nesse 1.º desafio. 



Logo que iniciei o 1.º semestre do curso de Secretariado Executivo, em 1999, uma amiga me indicou para um processo seletivo no Banco Central. Por algum motivo fui aprovada. É sempre engraçado lembrar essa época, pois meu 1.º desafio foi aprender como ligar o computador. 

Tive muita sorte em trabalhar com pessoas altamente capacitadas, o que me inspirou e motivou. Hoje, percebo como temos um papel importante na vida do outro e como somos, de alguma forma, formadores de opinião. 

No gabinete havia quatro secretárias, cada uma com a sua habilidade. Simpatia, educação, bom humor, paciência, discrição e competência são as palavras que definem esse “time”. E foi nessa época, que descobri minha vocação. “Quando crescer quero ser assim” – sempre dizia em tom de brincadeira, mas eu já sabia o que queria.  E durante os dois anos que convivi com aquelas pessoas eu procurei observar e aprender tudo que estivesse ao meu alcance.

Hoje percebo que trago comigo um pouco de cada uma dessas pessoas e é sempre bom lembrar, com muita gratidão, de todos os momentos.

Então, minha dica é: Aproveite o estágio para observar, ouvir e aprender. Sem pressa e sem imediatismo. 

E tudo foram flores? É claro que não. Mas isso é assunto para outro post!!!


Foto: Eu e Dr. Armínio Fraga - Então Presidente do Banco Central. (1999)  

2 comentários:

  1. Querida Simara...
    Boas Recordações.....

    Essa nossa oportunidade foi única para nós....Estive lá também na Direx...lembrás!!! atendendo Dr Daniel Glaiser e Consutor Damir Louzada....Claro, não esquecendo da Maria Ângela, Andréia e a Taninha....

    abs,Marci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Marci,
      Oportunidade única mesmo!! um forte abraço,

      Simara

      Excluir