quarta-feira, 25 de junho de 2014

Secretária (o): Você e Eficaz?


Confira abaixo um artigo super especial que a equipe da Conferência SEB 2014 – Secretariado Executivo Brasil – preparou para você!


Secretária (o): Você e Eficaz?



Em 1989 o Professor Stephen R. Covey publicou o livro que até hoje se consagra como seu best seller e é reconhecido como referência por especialistas e líderes de importantes organizações do planeta. Em “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, o autor coloca de forma bastante simples e direta como algumas atitudes básicas – mas muitas vezes difíceis de serem aplicadas por representarem paradigmas para muitas pessoas – podem elevar um profissional para um status diferenciado e rentável para a sua organização.

Os “7 hábitos”, como se costuma falar, trazem acima de tudo um guia de referência para que profissionais possam policiar suas ações, seu modo de trabalhar e a forma como conduzem determinadas questões, em especial para diminuir o abismo que muitas vezes existe entre a forma com a pessoa se enxerga e como aquelas que a cercam realmente a vêem. Será que aquela pessoa que é vista por muitos como ineficaz de alguma forma consegue se vislumbrar desta forma? Ou pior: será que quem desenvolve um trabalho bom está recebendo este feedback positivo ou tem se estressado continuamente por não saber se está dando conta do recado? 

Certamente, ao ler os sete hábitos, têm-se uma bússola do quanto se está no caminho certo. Claro que fazer esta auto-análise não é um processo fácil, em primeiro lugar por representar, como já falamos, uma quebra de paradigmas, mas também por que as pessoas tem diferentes níveis de estima e auto-reconhecimento pelo trabalho que desempenham. Mas conhecê-los é sem dúvida um bom referencial para qualquer profissional.

 Vamos relembrar quais são estes hábitos? 

1) Seja pró-ativo Mais do que ter iniciativa, ser pró-ativo quer dizer protagonizar a própria história, as próprias conquistas. Sair da zona de conforto e tomar as rédeas – e total responsabilidade – sobre as realizações que alcança dentro de sua organização. Você é pró-ativo? Você se responsabiliza pelo que você obtém ou deixa de conquistar em sua empresa ou associa isso sempre a fatores externos?

2) Comece com o objetivo em mente. É sempre essencial ter clareza quanto ao destino que se quer alcançar. Se não se sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, e é muito comum que pessoas que são muito ocupadas em seu dia a dia acabem tendo a sua agenda abarrotada mesmo não estando focadas em seu objetivo primordial. Você sabe onde quer chegar? O quanto suas ações estão empenhadas nisso?

3) Primeiro o mais importante. Quantas vezes empenha-se em fazer o que é menos importante e aquilo que traz mais resultado – para você e seu negócio – fica em segundo plano? Muitos são os motivos: novamente, falta de foco é um deles, mas também a procrastinação, o risco e muitas vezes o medo do fracasso trabalham juntos para afastar as pessoas do sucesso. Lembre-se: não há dois caminhos apenas, um que leva ao sucesso e outro ao fracasso, mas sim uma série de pequenos tropeços e lições aprendidas no caminho para o êxito. Você está priorizando o que é mais importante? Você está começando seu caminho com o pé direito?

4) Pense Ganha-Ganha: Ainda hoje muitas vezes entra-se em parcerias imaginando o que sua empresa – ou você – pode lograr de êxito e colocando em último plano o que o outro pode obter também de proveitoso com aquilo. Há que lembrar-se que de cada lado de um negócio ou acordo, há partes com interesses e que querem que o que se celebra seja bom para ambas, e só esse tipo de parceria vai ser capaz de promove relações duradouras, baseadas em confiança, comprometimento e mútuo auxílio. E você, está pensando “ganha-ganha”?

5) Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido: Aqui fala-se muito sobre diagnosticar o que o outro espera de nós antes de agirmos. Quantas vezes você não se pegou realizando uma tarefa que não foi bem aceita simplesmente por não ter entendido a fundo o que se esperava de você? “Temos dois ouvidos e uma boca”, diz o provérbio. E isso certamente tem muito a dizer para nós.

6) Crie Sinergia: Na mesma linha dos dois hábitos acima, a sinergia está ligada à interdependência que pessoas e negócios tem entre si e como isso pode fazer com que, juntos, chegue-se a melhores resultados. Quando se compartilha um mesmo objetivo, a chance de sucesso aumenta, pois rema-se em direção a algo comum e que pode trazer bons resultados para ambos quando o êxito é alcançado – e claro, o contrário se isso não acontece. Como diz a máxima: “Sozinho se vai mais rápido, mas junto se vai mais longe”. E você, o quão longe você deseja ir? Você tem com quem contar neste caminho?

 7) Afine o instrumento: Se você chegou até aqui, você já está fazendo isso. Afinar o instrumento é promover melhoria contínua do que se faz, mesmo que muitas vezes seja necessário parar tudo, organizar-se e redirecionar esforços. Não é preciso “trocar o pneu com o carro andando”, mas é importante muitas vezes conseguir ter esse respiro para ver o quanto se está trabalhando de forma eficaz. Avaliar se estamos mantendo o foco nos hábitos de quem é eficaz deve ser, por si só, também um hábito. Há quanto tempo você não para o que está fazendo para ver se é possível fazer melhor?

Como falamos no começo, não são hábitos complexos ou impossíveis, pelo contrário, são ações simples e que são muito bem ilustradas ao longo das mais de 400 páginas da obra do Professor Stephen Covey. No entanto para criá-los e seguí-los, muitas vezes mudanças profundas são necessárias, e aí é que reside o grande desafio de adotar estes hábitos das pessoas eficazes. Mudar para a melhor – por si só – acaba sendo também um hábito bastante eficaz para se ter em mente e se seguir. Basta querer.

Você quer?

Sobre a SEB 2014

A SEB 2014 – Secretariado Executivo Brasil é uma realização da Blue Ocean Business Events, que traz toda sua expertise no desenvolvimento de encontros de informação e negócios para este setor. A 1ª Conferência de Gestão Estratégica do Secretariado Executivo é organizada em oficinas e traz alguns dos mais reconhecidos especialistas no Brasil em temas como Gestão do Tempo, Planejamento, Gestão de Pessoas, Imagem Pessoal, Comunicação e muitos outros tópicos essenciais para o dia a dia de quem atua no secretariado. O evento acontece entre 28 e 29 de julho de 2014, no São Paulo Center em São Paulo – SP. Mais informações no (11) 3266-3591 |

Nenhum comentário:

Postar um comentário