sexta-feira, 16 de maio de 2014

Os universitários com melhor e pior desempenho em português



Percebo grande preocupação dos meus alunos com relação a fluência de outros idiomas, em especial, o inglês para atuar na área de Secretariado. Alguns, inclusive, acreditam que o sucesso depende apenas dessa habilidade. 

Entretanto, tão importante como dominar outros idiomas é saber - ler, escrever e falar - a língua mãe. Isto é, uma habilidade não deve invalidar a outra e a língua portuguesa não deve ser deixada para 2o plano. 

abaixo, compartilho artigo publicado na site da INFO que destaca os universitários com melhor e pior desempenho em português, e infelizmente, o curso de Secretariado Executivo ficou em 3o lugar na lista de pior desempenho em ortografia. Os números são preocupantes, o que requer atenção especial. 



Quatro em cada dez universitários são barrados em seleções para estágio por causa de erros de ortografia. A informação vem do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube) que reuniu dados de desempenho nos testes de português de mais 7 mil candidatos, ao longo do ano passado.

Entre os estudantes do ensino superior, a média de reprovação chegou a 40,3% em provas na forma de ditado com 30 palavras. Os jovens precisavam acertar a escrita de palavras como, por exemplo, "seiscentos", "escassez", "artificial", "sucesso", "licença" e "censura". Quem errasse a grafia de mais de 7 vocábulos era reprovado no teste.

Segundo a analista de treinamento do Nube, Rafaela Gonçalves, cursos com vestibulares mais concorridos tendem a ter alunos mais preparados, de uma forma geral. "Os alunos têm que se aplicar mais aos estudos e ler muito para conseguir entrar", diz. Mais leitura, aliás, é a dica de Rafaela para quem não quer fazer feito na escrita. 

Veja, a lista completa dos cursos com alunos de melhor e pior desempenho em ortografia, segundo o Nube:


1º curso com mais aprovados

Engenharia de Controle e Automação (87,5% de aprovação)

2º curso com mais aprovados

Engenharia Química (82% de aprovação)


3º curso com mais aprovados

Medicina Veterinária (79% de aprovação)

4º curso com mais aprovados

Química (77% de aprovação)

5º curso com mais aprovados

Nutrição (76% de aprovação)

1º curso com mais reprovados

Pedagogia (86% de reprovação)

2º curso com mais reprovados

Moda (75% de reprovação)

3º curso com mais reprovados

Secretariado Executivo (69% de reprovação)

4º curso com mais reprovados

Engenharia civil (68% de reprovação)

5º curso com mais reprovados

Arquitetura e Urbanismo (64% de reprovação)


Fonte: 
http://info.abril.com.br/noticias/carreira/fotonoticias/os-universitarios-com-melhor-e-pior-desempenho-em-portugues.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário