sexta-feira, 25 de abril de 2014

Pare de culpar os outros



Colocar-se no papel de vítima é uma atitude comum entre os profissionais. Algumas pessoas chegam sentir-se perseguidas - “fulano não gosta de mim, por isso tudo naquela área é muito difícil para conseguir” "O erro não foi meu, foi do sicrano" - e começam a identificar alvos para o sentimento de injustiça. 


Atribuir culpa a terceiros pode indicar que a pessoa não tem controle da carreira e “da cadeira que ocupa”. Outro grande problema em adotar esta postura é que com o passar do tempo, o papel de vítima deixa de convencer os outros e inclusive o chefe imediato. 

Portanto se você é desses que adora responsabilizar os outros pelas falhas ocorridas no dia a dia, minha dica é que seja avaliado se o destino da sua vida profissional está realmente em suas mãos ou na de terceiros.

Quando assumimos as rédeas de nossas vidas e nos responsabilizamos por nossos atos, o que inclui nossos erros, além de demonstrar maturidade nos permite aprender. Por isso, quando erramos o melhor a fazer é reconhecer, pedir desculpas, rever ações e aprender com os erros, porque como diz um ditado Judaico justificar um erro é errar outra vez. 

Ter a humildade e reconhecer que errou é sem dúvida libertador.

Um ótimo final de semana!! 

Simara Rodrigues

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