quarta-feira, 2 de abril de 2014

O perigo da história única

Tenho, com frequência, postado alguns vídeos do TED - página que disponibiliza diversas conferências e palestras de pensadores de todo o mundo com temas variados. 

O vídeo abaixo me fez refletir sobre a seguinte questão: por que mesmo sempre direcionamos nosso pensamento para uma única história? Por que criamos (pré)-conceitos sobre tudo que nos cerca? 

Chimamanda Adichie me despertou para o perigo de uma mente aprisionada e limitada, que baseada em suposições, rótulos e noticiários é capaz de causar uma “cegueira” mental e intelectual. 

Se tivesse, por exemplo, dado ouvido à apenas uma história sobre a minha profissão seguramente meu caminho teria sido outro. Certamente não teria alcançado e realizado inúmeras conquistadas. E quantas outras vezes tive pensamentos limitados sobre determinados assuntos? 

Adichie, de forma genuína, nos desperta para um olhar que vai além do olhar do outro. E quando nos permitimos descobrir as inúmeras histórias sobre um determinado assunto, lugar ou pessoa é sem dúvidas libertador.

Um Abraço, 

Simara Rodrigues 




http://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc&feature=youtu.be

Site do TED: http://www.ted.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário