quinta-feira, 20 de março de 2014

A importância do estágio

O Estágio é, geralmente, o primeiro contato que um profissional tem com a área de atuação, além de ser uma ótima oportunidade para aprender sobre o ambiente corporativo. Entretanto, algumas pessoas, têm apenas a percepção que o estágio é uma forma de remuneração, desperdiçando, muitas vezes, oportunidades que vão além do financeiro. 


Nesse sentido, destaco algumas dicas que podem contribuir para que essa fase seja melhor aproveitada e traga bons frutos: 

Conheça a Cultura organizacional - Conhecer a cultura organizacional e adaptar-se a ela será fundamental na trajetória profissional. Isso porque cada empresa traz seus hábitos e valores. Então, aproveitar a época de experiência, como estagiário, para desenvolver habilidades será um ponto de partida. Nesse momento, procure ser flexível, aceite feedback e esteja aberto para o aprendizado. 

Cultive o networking – Não adote a postura do “patinho feio” só porque você é um estágio. Aproveite a oportunidade para desenvolver o seu networking. Cultive relacionamentos com clientes e colaboradores da empresa. Dessa forma, se um dia você buscar por outras vagas, certamente as portas estarão abertas para você. 

Aprenda - O principal motivo do estágio é praticar o que se aprende na graduação. Por isso, aproveite a oportunidade para aprender o máximo possível. Isso implica não somente absorver habilidades técnicas mas também humanas. Observe como seus superiores e colegas trabalham e a partir daí procure se aperfeiçoar, seguindo os bons exemplos. 

Anote – Sempre que superiores e colegas solicitarem algo ou ensinarem um novo processo tenha caderno e caneta sempre a mão. É extremamente importante registrar as informações e atividades para que assim você não esqueça e tenha que perguntar novamente. Essa postura, além de otimizar o tempo dos envolvidos demonstra interesse e senso de organização. 

Surpreenda – Procure realizar tarefas que vão além daquilo foi designado a você. Isso mostra comprometimento e vontade de aprender, possibilitando, inclusive que você encontre uma oportunidade efetiva no quadro da empresa. Quando fazemos além do esperado e surpreendemos, a empresa reconhece e valoriza. 

Aproveite seu tempo – Alguns estudantes não percebem a importância do estágio para a carreira profissional e quão valiosa pode ser esta oportunidade. Dessa forma, desperdiçam o tempo que poderiam estar aprendendo e sendo útil com o uso equivocado de ferramentas que são disponibilizadas pelas empresas como, por exemplo, das redes sociais (facebook. Twitter, youtube). Certamente as redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e são fundamentais para o aprendizado, entretanto é preciso bom senso e uso correto. Por isso, cuidado com os excessos e rótulos, porque é nesse momento que a sua imagem está sendo desenvolvida.


Um abraço, 

Simara Rodrigues 

Um comentário:

  1. Muito bem, ótimas dicas. Estou no 2º semestre de SEB e vou começar logo logo um estágio.Meu intuito é realmente aprender.

    Abraços.

    ResponderExcluir