quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Qual a melhor pós-graduação?



Formei, e agora que pós-graduação escolher? Essa é uma pergunta de muitos recém-formados, afinal, são vários os caminhos a serem trilhados a partir da formação. E no Secretariado não poderia ser diferente, uma vez que esta Profissão possibilita a atuação em diversas áreas. 

No entanto, antes de tomar uma decisão é necessário responder algumas questões, que embora não sejam fáceis, contribuirão para a melhor escolha: 

O que você quer da sua carreira? – Nesse momento você precisa identificar quais são seus objetivos, isto é, que área deseja atuar. Delimite suas aspirações: Quero ser Secretário Executivo na Presidência da empresa X ou quero atuar na área financeira. 


O que gosta de fazer? - Ter prazer naquilo que faz é o ponto de partida para qualquer escolha. Não adianta escolher a área financeira, por exemplo, se você não gosta de cálculos e matemática. Gostar daquilo que fazemos significa sair de casa disposto, com vontade, com bom humor e feliz. Esses são alguns sintomas que podem medir sua satisfação. Evite escolher uma especialização a partir de especulações. Acumular títulos não será um diferencial. 

Qual é o seu perfil? – Você melhor do que ninguém precisa se conhecer. Nem sempre as empresas ou gestores têm o hábito te dar feedback, por isso conhecer seus pontos fortes e fracos será fundamental para a sua carreira. Quais são suas vantagens competitivas? O que você tem que o difere dos outros? O que você sabe fazer melhor do que algumas pessoas? quais são suas habilidades? Seus conhecimentos? 

A partir dessas considerações será possível identificar a pós-graduação que melhor se enquadra aos seus objetivos e perfil. 

Pós-graduação - Lato sensu - Tem uma duração média de 18 meses e é a opção para quem quer aprender técnicas ou habilidades especificas para aplicação no cotidiano do trabalho. 

MBA - Master Business Administration – Também com duração média de 18 meses, é uma especialização na área de negócios e indicada para aqueles que já possuem alguma experiência profissional e desejam se preparar para liderar pessoas, assim como entender o negócio. 

Pós-graduação - Stricto Sensu – Tem uma duração média de 24 meses e é a opção para quem deseja atuar na área acadêmica. É um período de envolvimento mais intenso com a pesquisa científica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário