sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jargões utilizados no mundo corporativo



Diálogo entre Executivo e Secretária (o): 

“Solicite um briefing da viagem que acontecerá na próxima semana. Nossos CEO e CFO estarão presentes. Peça a área comercial que nos informe qual é o nosso Market Share, por Estado. Preciso de um Follow up o quanto antes.” 

Entendeu?

É cada vez mais comum, no mundo corporativo, o uso de expressões e jargões para otimizar a comunicação. Por isso é importante conhecermos as expressões que mais aparecem em um simples diálogo. Porque fazer cara de “paisagem” é que não dá!


Brainstorming - Oportunidade para expor ideias livremente - sem censura - como ponto de partida para um projeto

Briefing - Relatório, resumo de informações feito a partir de coleta de dados

CEO - chief executive officer

CFO - Chief financial officer

COO - Chief operating office

Deadline - Prazo final

Downsizing - redução dos níveis hierárquicos de uma organização

Follow up - Acompanhar uma discussão, acompanhamento de projeto, negócio ou cliente, revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião

Full time - Tempo integral

GAP - Intervalo 

Headcount - Número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa

Insight - percepção, "estalo". pode ser aquele momento em que novas ideias surgem

Job rotation - "rodízio" de funções ou de departamentos

Kick-off - dar o primeiro passo, começar

Know how - conhecimento

Market share - Fatia de mercado

Meritocracia - Promoção fundamentado no mérito pessoal

Networking - Rede de contatos, rede de relacionamentos

Outsourcing - Mão de obra terceirizada com o intuito de reduzir os custos internos

Payback - Retorno de investimento.

BPO - Business process outsourcing - terceirização de processos de negócios

Player - Empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação. 

Stakeholders - Grupos interessados na atividade da empresa: acionistas, governo, clientes, funcionários, fornecedores, sociedade...

Top of mind - Marca ou produto mais lembrado espontaneamente

Turnover - Pode significar virada, renovação, reversão - É um conceito muito utilizado na área de rh para designar a rotatividade de pessoal. Rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia

Nenhum comentário:

Postar um comentário