quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dicas de como se comportar no escritório

Texto simples, didático e que vale a pena conhecer! 

5 regras de comportamento no escritório

Todo ambiente de convívio social – seja qual for – tem suas regras. É assim dentro de uma casa, em uma reunião familiar e, ainda mais, em um escritório. Dentro do trabalho, lugar onde se passa grande parte do dia e se é submetido a testes diários de aprovação, é preciso estar atento às leis básicas de comportamento o tempo todo.


Qualquer vacilo pode ser dramático. Mas o inverso também é verdadeiro: saber como comportar-se pode ser sua escada para o sucesso.

Confira:

1 – Respeito. O engraçadão da turma pode até ser o mais celebrado, mas acredite: no fundo ninguém gosta muito dele. É matemático: se o espertão não poupa ninguém de suas alvejadas (ainda que “de brincadeira”), uma hora, em algum momento da jornada de trabalho, todos serão alvo. Se o comportamento bully garante popularidade na escola, o inverso ocorre no trabalho. Basicamente respeite para ser respeitado.

2 – Organização. A sua mesa de trabalho é um espelho fiel do seu comportamento. Manter os papeis organizados e arrumar seus pertences pega bem. Se sua mesa for compartilhada com colegas, o peso da regra triplica. Acredite: ninguém gosta de um bagunceiro. De um bagunceiro folgado então…

3 – Cuidados pessoais. Não apareça no trabalho com as roupas de ontem, nem com o cabelo desgrenhado. Passar a mensagem de que não se importa com a opinião dos outros colegas é diminuir a importância dos mesmos – e gerar antipatia contra você. Mas cuidado, pois o exagero também é punível. Não exagere na arrumação ou perfume. Escritório não é boate. E um pavão é o primeiro alvo das fofocas do cafezinho.

4 – Privacidade. Sabe aquele seu amigo no Facebook que compartilha todos os momentos da própria vida? A ida ao parque, ao restaurante, à praia, ao cinema, ao banheiro… Tome-o como exemplo e comporte-se exatamente ao contrário. E não se atenha ao campo virtual. Conversas particulares são chamadas assim por uma razão: serem particulares. Aquela conversa com a sua mulher ao telefone deve ser feita em voz baixa e fora do escritório. Ninguém quer saber dos seus problemas. Aqueles que genuinamente querem são seus amigos, e o palco da conversa deve ser a mesa do bar.

5 – Audição. Nem tente argumentar que a música e o isolamento expandem sua concentração e melhoram o seu desempenho: trabalhar com fones de ouvido é deselegante e passa a impressão de que você está alheio a seus colegas e aos problemas que o escritório enfrenta. Chato, não? Mas pode ficar pior. Experimente assobiar, batucar ou cantarolar a música. Desastre na certa.


Fonte: http://clubalfa.abril.com.br/carreira-financas/carreira/5-regras-de-comportamento-no-escritorio/

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