terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Quem planta cebola, não colhe tomate



Alguns saberes jamais serão encontrados em livros, embora eles sejam indispensáveis para o nosso intelecto. Mas é, também, por meio das relações que cultivamos ao longo de nossas vidas, que formamos o nosso capital humano.



A verdade é que todos nós temos algo a oferecer! Por isso, a importância em valorizarmos cada um que passa em nossas vidas. 

Afinal, como afirmou Exupery, “Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós...”. 

Outro dia, entre todas as lições que tenho o privilégio de aprender, um Executivo me disse: “Simara, quem planta cebola, não colhe tomate”. 

Ditado mais regional e singular impossível. Fui para casa pensando sobre o assunto e imaginando alguns cenários. 


A verdade é que somos a soma de nossas escolhas. Isto é, quando decido adotar uma postura proativa, prestativa, solidária, gentil, amorosa, amiga e otimista a probabilidade do “retorno” ser recíproco é grande, assim como quando uma adoto uma postura agressiva, soberba, prepotente, autoritária tenho grande chance de receber o mesmo tratamento. 

Foi uma conversa rápida, como todas as outras, e certamente ele não faz ideia da contribuição que deixou e tem deixado ao longo de todos os anos. 

Mal sabe ele que anoto alguns dos seus ensinamentos no meu caderninho. Talvez ele pense que eu nem dou ouvidos, afinal, as pessoas têm mais pressa em falar que escutar, mas desde então, tenho me perguntando, com mais frequência, o que eu quero colher. 

Um abraço,

Simara Rodrigues

2 comentários:

  1. "Cada homem pode oferecer muitas surpresas, ter pensamentos novos, soluções originais, actuações únicas. É capaz de viver a sua própria vida e de ser fonte de inspiração e apoio para os outros."Jutta Burggraf
    Simara além de uma excelente profissional voce parece ser uma pessoa incrível mesmo com esse seu jeitinho reservada,rs. Sempre que posso dou uma passada aqui no blog para me inspirar um pouco. Te desejo o melhor.. muita luz!! Beijos Sarah(upis)

    ResponderExcluir
  2. Sarah, suas palavras aqueceram meu coração. Muiiiiiiiiiiiito Obrigada pelo carinho! Tudo de melhor para você também e muito sucesso! Abraço fraterno, Simara

    ResponderExcluir