quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aprenda a lidar com seu chefe





Considerando a estreita relação entre o Profissional de Secretariado e o(s) Executivo (s) que assessora é fundamental que haja sintonia. Assim como em uma orquestra, é necessário afinidade entre ambos. 

E quando você não gosta do seu chefe? Como fazer? 


É claro que não há fórmulas para que você goste de uma pessoa, que por algum motivo, você não gosta. Mas é possível que algumas mudanças no comportamento colaborem para o seu bem estar: 


Bater de frente – Se seu chefe é do tipo autoritário não tente discordar e/ou “bater boca” no calor de uma discussão. Saiba identificar o melhor momento para fazer suas colocações e tenha cuidados ao usar as palavras. 

Conheça o seu chefe – Pelo bom dia você já é capaz de “medir” o humor do seu chefe. Portanto, perceba e sinta o território antes de iniciar qualquer conversa. Se ele demonstrar irritabilidade ou impaciência fuja de temas que o deixarão mais irritado. Nessa situação o melhor é ser objetivo, breve e gentil. 

Empatia – Ser chefe não isenta ninguém de pressão e cumprimento de metas. Então, use o seu bom senso e procure entender o porquê de alguns comportamentos e quando puder contribua, sugira soluções. Lembre-se que você é um agente facilitador. 

Não aceite não como resposta – Chefes odeiam ouvir não. Eles acreditam, ou melhor, têm certeza, que as pessoas são capazes de fazer a maior parte das coisas para as quais elas dizem “não”. Então, antes de retornar com um “não” para o seu chefe, esgote todas as possibilidades e se realmente não for possível, peça sua orientação sobre como proceder. 

Na dúvida, pergunte – Chefes odeiam ouvir “Eu achei que....” como diz um professor: Quem acha, não acha nada. Então, quando tiver dúvidas, pergunte. Será mais eficaz e eficiente que tentar adivinhar o que ele falou. 

Escute – O Executivo mal terminou de falar e você já se desespera para concluir o que foi solicitado. Ouça e anote. Não seja impaciente para concluir suas tarefas. 

Veja o lado bom – Todo mundo tem algo a oferecer. Então, ao invés de só criticar o seu chefe, procure observar seus aspectos positivos. Identifique as características que você admira. Um dos grandes prazeres da vida profissional é trabalhar com quem admiramos. Esse sentimento nos motiva. 

Não fale mal de seu chefe – A discrição é uma das características do Profissional de Secretariado. Portanto, evite falar mal do seu chefe para os colegas de trabalho. Ainda que esteja insatisfeito, lembre-se que a informação pode chegar aos ouvidos dele, além de tal comportamento denunciar contra você. 

E se ainda assim você continuar não gostando do seu chefe e a situação for realmente insustentável, analise se não é hora de pedir transferência de área ou até mesmo mudar de empresa. O Fato de você não ter dado certo com um determinado perfil, não significa que você não seja um bom profissional, significa que, nesse caso, não teve "química". 


Um abraço, 

Simara Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário