quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Se você tiver que lembrar as pessoas que você é, então você não é





Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é - Margareth Thatcher





Margareth Thatcher, primeira mulher premiê do Reino Unido, foi sem dúvida, uma mulher à frente do seu século. Thatcher governou com pulso firme, o que lhe rendeu o apelido de “Dama de Ferro”, mas também foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX. Particularmente, acho sua trajetória brilhante e contribui para que mantenha meus “pés no chão”. 

Considerando a estreita relação que há entre o profissional de Secretariado e o alto escalação da empresa é comum, embora equivocado, nos depararmos com profissionais que para exercer seu poder, diga-se de passagem delegado, fazem uso de uma postura no mínimo desnecessária: 

“você sabe com quem está falando?” 

“Eu sou secretário do Presidente desta empresa”

“A prioridade é o meu Diretor” 

“Peça para fulano subir agora, pois é uma demanda do Presidente”. 


Atuar, com excelência, no Secretariado, requer, entre dezenas de outras atribuições saber que poder não se exigi, mas se conquista. Nenhum líder consegue a admiração de seus subordinados no grito. 

Não tenho dúvidas que para Secretariar é necessário pulso firme, saber dizer não, quando preciso, orientar, gerir e influenciar pessoas. Por isso, a forma mais eficaz e eficiente de alcançar resultados é sabendo lidar com pessoas. 

Portanto, atuar com doçura, leveza, segurança, respeito, empatia, sorriso no rosto e educação são algumas habilidades favoráveis. 


Afinal, se tiver que lembrar as pessoas que você é o Secretário do Diretor, então você não é!!! 

Faz sentido ou não? 



A quem possa interessar, indico o filme “A Dama de Ferro”. Uma biografia sobre a vida da Primeira-Ministra, que traz Maryl Streep como protagonista.  

Por oportuno, indico ainda o livro "O monge e o Executivo" de James Hunter que narra a história de um executivo e seus princípios fundamentais sobre liderança. Segundo o autor: “Liderança é você inspirar e influenciar o outro para ação. É influenciar pessoas com entusiasmo e trabalho para o bem comum.



Um abraço, 



Simara Rodrigues


Um comentário:

  1. Verdadeiro. Quem é competente não precisa deste tipo de postura. Muito bom o texto.

    ResponderExcluir