terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fui convidado para um casamento e agora?



Inevitavelmente somos observados a todo momento. É Portanto, ou melhor, principalmente, fora do ambiente de trabalho que as pessoas têm a oportunidade de nos conhecer melhor, pois é quando estamos mais "relaxados". 

Eis então o grande perigo. Achar que por estar em um churrasco do trabalho, por exemplo, lhe permitirá uma postura diferente da adotada na empresa. Evidentemente que estaremos mais "leves" mas o bom senso deve prevalecer.


Quer coisa mais deselegante do que sair de uma festa ou de um churrasco bêbado? A probabilidade de você falar o que não deve e/ou ser desagradável é muito grande. Sem deixar de mencionar o reflexo desse comportamento de volta a sua rotina de trabalho. 

E quando o convite for para o casamento da filha do seu chefe, como agir? Não comparecer ou aproveitar para "fazer a festa e enfiar o pé na jaca"? evidentemente que nenhuma das opções! 

Abaixo, compartilho algumas dicas que retirei do blog do casamento e outras sugestões sobre o tema. 

Lembre-se: Você nunca terá uma 2a chance de causar uma 1a boa impressão. 



Confirme sua presença e do acompanhante, quando for o caso, conforme solicitado (R.S.P.V.);

Não ostente na compra do presente. Seja coerente em sua escolha.


"vaquinha" - Não force para que as pessoas façam adesão a "vaquinha" para a compra de um presente.


NUNCA peça convites adicionais para levar uma amiga ou acompanhante. Se você recebeu UM convite confirme apenas a sua presença. Embora seja usual o convidado receber dois convites, pode acontecer de receber apenas um. 

Jamais reclame ou faça comentários deselegantes sobre a festa com outros convidados. Guarde para você suas observações. 

Evite falar somente de trabalho ou monopolizar a conversa com aquele Diretor que você quer muito trabalhar. 

Jamais sirva-se na mesa de doces antes da hora. 

NUNCA "brigue" pelo buquê. Por mais que seu sonho seja casar, contenha-se. 

Jamais compareça somente à festa. Se o evento for divido em dois momentos, isto é, igreja e festa, esteja presente nos dois. 


Fraque ou meio fraque só podem ser usados pelo noivo e pai do noivo.


A cor branca/pérola ou marfim só pode ser usada pela noiva. Se você é convidada, aposte sempre no colorido, evitando o preto (caso seja uma madrinha).

Chapéus femininos são permitidos em casamentos durante o dia.

Óculos escuros são permitidos, mas durante a cerimônia é melhor deixá-lo guardado.

Presentes devem ser entregues na casa dos pais dos noivos, antes do casamento. Não é elegante entregá-los no dia do casamento. Neste caso, deixe-o na casa dos pais dos noivos no dia seguinte. Se você mora longe, guarde o presente no carro e entregue diretamente aos pais dos noivos.

Nunca use roupas informais em uma cerimônia (até mesmo em casamentos em cartórios). Evite jeans, tênis, moletons. 

NUNCA leve para casa os docinhos ou pedaços de bolo. Apenas o que for dado como lembrancinha.


NUNCA leve para casa objetos da decoração ou do buffet, como talheres, taças e afins. Além de ser deselegante demais, os noivos terão que pagar por esses objetos roubados.


Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

O casamento é um evento que exige muito dos noivos, eles podem não conseguir dar toda a atenção que os convidados merecem. Por isso, não exiga que eles lhe dediquem atenção o tempo todo.

Sempre respeite o horário determinado no convite de casamento.

Cuidado com os excessos. Beber demais, comer demais, perder o controle sobre a “alegria do momento” pode gerar uma situação desconfortável com os noivos e demais convidados. Mantenha a compostura e seja educado (a) sempre! Até porque um casamento não é um evento de fim de semana qualquer, certo?

Jamais espere o apagar das luzes para ir embora. A regra dos 4S é bem-vinda: (surgir, saudar, sorrir e sumir). 

Nas redes sociais prevalece o bom senso. Cuidado com os comentários e imagens publicadas. 


Contribuições do blog: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário