sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A importância de termos credibilidade




Recentemente, em uma convenção, assisti uma apresentação na qual o orador ao abordar um determinado tema fez alusão a “Síndrome de Cassandra”. Particularmente, um tema que me desperta verdadeira paixão é a mitologia grega e nesse momento pude fazer um “link” com o Secretariado. 

A quem possa interessar, Cassandra era uma Troiana, filha de Príamo, e irmã de Heitor e Paris. Apolo, o deus sol, era apaixonado por Cassandra, e deu-lhe como presente, o dom de antever o futuro. Cassandra, entretanto, rejeitou Apolo, que em fúria, laçou sobre ela uma maldição. Daquele momento em diante, ninguém acreditaria em nenhuma de suas previsões. 

A falta de credibilidade das previsões e profecias de Cassandra levou à queda e consequente destruição de Tróia, quando esta viu frustradas as suas sucessivas tentativas de implorar a Príamo que destruísse o cavalo de madeira (Cavalo de Troia) produzido por Ulisses para a conquista de Troia pelo seu interior.

A estória nos possibilita uma reflexão acerca do quão importante é a nossa credibilidade perante a empresa, os clientes, os gestores e a todos os envolvidos. De fato não basta apenas deter a informação. 

Assim como Cassandra, um profissional de Secretariado detém todo tipo de informação, e cabe a ele filtrar e direcionar de maneira ética os assuntos. 

Saber como fazer uso das informações e até mesmo não fazer, quando necessário, é o que difere cada profissional e permite a ele sucesso em sua profissão. 

Portanto, que não haja a ilusão de que o saber antecipado nos garante o sucesso, mas como fazemos uso é que determina quem verdadeiramente
somos. 

Um ótimo final de semana, 


Simara Rodrigues 




Nenhum comentário:

Postar um comentário