terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bom humor é fundamental

Certa vez uma colega de trabalho me disse: "Seja como for, bom humor é fundamental" e prontamente adotei essa frase como máxima para a minha vida. 

Acredito que quando assumimos essa postura possibilitamos um ambiente de trabalho mais alegre, otimista e motivador. Sem deixar de mencionar o aumento no nível de comprometimento dos profissionais com a empresa e com seus colegas de trabalho. 

Abaixo, compartilho artigo publicado hoje pelo Jornal valor Econômico acerca do tema.


Sorria! Empresas buscam mais cortesia no trabalho

Os funcionários de muitas empresas americanas estão colocando novas tarefas na lista de trabalho: cumprimentar os colegas e não se esquecer de sorrir.

Pode ser difícil para as companhias admitir que o ambiente de trabalho em seus escritórios com frequência não é agradável - com colegas acostumados a fazer comentários humilhantes "de brincadeira" ou a dar respostas ásperas especialmente quando estão sob pressão -, o que pode levar a perda de produtividade, criatividade e talento. 

Em ciclos econômicos de crescimento lento, em que os empregados são forçados a trabalhar mais com menos recursos e tendem a ficar mais estressados, o nível de grosseria aumenta. Então, algumas empresas estão incentivando seus empregados a serem mais sociáveis.

Um comportamento grosseiro pode "se espalhar como um vírus entre as equipes de trabalho", diz Elizabeth Holloway, professora de psicologia da Universidade Antioch e consultora de civilidade.

Cerca de 96% dos 3.000 participantes de um estudo da Universidade de Georgetown e da Faculdade de Administração de Empresas Thunderbird disseram que já foram maltratados por colegas e outros 98% já presenciaram abusos no local de trabalho.

Algumas organizações estão criando regras para promover a simpatia. No centro médico Ochsner, de Louisiana, funcionários são obrigados a seguir a "regra 3/2", pela qual eles têm que olhar nos olhos de qualquer pessoa no raio de distância de 3 metros e cumprimentar qualquer pessoa no raio de 2 metros.

Mas nem todas vão tão longe quanto a Southwest Airlines. A empresa aérea tem um departamento inteiro para enviar mensagens de apoio a empregados com familiares doentes ou felicitações quando um casal tem um bebê.

Fonte: Jornal Valor Econômico - Página B8 (The Wall Street Journal Americas) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário