segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vídeo CV é a nova tendência do mercado


Em um mundo cada vez mais high-tech era de se esperar a nova tendência: Um site de recrutamento, mas dessa vez o currículo é formato de vídeo. 

Abaixo compartilho matéria, super interessante, publicada no site do Valor Econômico:

Um novo site de recrutamento quer reunir estudantes universitários e recém-formados a pequenas e médias empresas que buscam profissionais em início de carreira, mas não possuem estrutura para realizar grandes programas de seleção. Para esse fim, o Trainee World quer usar uma ferramenta familiar para jovens e que pode facilitar a vida dos recrutadores: o vídeo.

No site, o candidato pode gravar um vídeo de até um minuto explicando suas qualificações e porque merece um espaço no mercado de trabalho, além de selecionar as empresas para as quais gostaria de se candidatar. O site já possui um banco de dados de mil companhias com vagas abertas, espalhadas por todo o Brasil. Os recrutadores recebem o vídeo, e o primeiro contato está feito.
"O estudante que está saindo da universidade nem sempre tem essa assistência", explica Carlos Pompeu, um dos fundadores da startup. Segundo ele, que sempre atuou com marketing em instituições de ensino, a intenção do site é ajudar o jovem a se destacar em meio a outros candidatos e fazer com que a empresa gaste menos energia na seleção. O objetivo é atender pequenas e médias empresas que não possuem programas formais de trainee. "São companhias que não têm o dinheiro para pagar por esse processo de seleção", explica.
A startup já recebeu recursos de um "investidor anjo" e trabalha agora para aumentar as parcerias com universidades. Pelo menos cinco já estão em conversa com os fundadores. De acordo com Pompeu, as universidades poderão oferecer o serviço de colocação no mercado aos seus alunos que estão em busca de estágio ou emprego - dando mais uma opção para que eles cheguem a essas vagas logo no início da carreira. Segundo o fundador, o site permanecerá gratuito para os candidatos e as empresas, mas será cobrado das instituições de ensino no futuro. Para o empresário, o próximo passo é apresentar o serviço para instituições de São Paulo.
A equipe do Trainee World tem atualmente seis pessoas, quatro delas estudantes de engenharia da computação na Universidade Federal de Pernambuco. A versão beta do site foi lançada neste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário