terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dicas que poderão te salvar de muitos apuros...



Como sempre digo “Secretariar é uma arte” e não menos importante, entre todas as características necessárias para este profissional, boa aparência é fundamental e não fica fora “da lista”.


Quando me refiro a boa aparência, não estou afirmando que é necessário um rostinho bonitinho, mas acima de tudo o bom senso em diversas situações que certamente poderão contribuir para a ascensão do Profissional de Secretariado.

Escolher o “look” correto, embora pareça algo muito simples e OBVÍO, acredite, NÃO É, principalmente quando pecamos pelos excessos.

Abaixo, destaco alguns pontos que poderão contribuir para o seu sucesso:

Evite unhas compridas demais – aquelas que mais parecem postiças – com cores exóticas (verde, azul, amarelo, laranja, Pink...) além disso mantenha suas unhas SEMPRE limpas e cuidadas.

Cabelos devem ser bem cuidados, penteados e tratados. Nada de cores exóticas: rosa, verde, amarelo gema de ovo, raiz preta e multicolor no restante do cabelo, cores laranjas e genéricas também devem ser evitadas.

Evite usar blusa tomara-que-caia. Sugiro que este item faça parte do seu guarda roupa de final de semana. Assim como as sandálias rasteiras, chinelos, tênis, short, mini saia, saia indiana, vestido indiano.

Macacão colado – NEM PENSAR.

Blusas de alcinha, devem ser usadas com bom senso, sem excessos e com um terninho ou casaquinho por cima. Cuidado com os sutiãs a mostra, pode dar uma ar de vulgaridade ou desleixo.

OBRIGATORIAMENTE use sutiã. P O R F A V O R

Se optar por usar salto alto, uma regra básica é: saiba andar e jamais tire esse este item do seu pé ao longo do dia para “descansar um pouquinho” – a regra é simples, se não agüenta use algo mais confortável.

Evite usar todas as modas que aparecem. Opte pelo clássico. Afinal, ninguém merece uma secretária com bota country, ou sandália gladiador, só porque está na moda.

Evite toda e qualquer transparência. Lembre-se que você é o cartão de visitas da empresa e nada mais vulgar do que uma secretária sensual para recepcionar o cliente interno e externo.

Quanto as meias. Cuidado! Meia arrastão não combina com ambiente corporativo. Assim como meia fio 40 precisa ser utilizada da forma correta. Nada de meia calça fio 40 preta com scarpin branco....SOOOOOCOOOOORRRO! você pode ser acionada pelo esquadrão da moda. Meias coloridas também podem fazer parte do guarda roupa de final de semana.

Cuidado com a maquiagem carregada. E Se você não gosta de maquiagem tente usar pelo menos um batonzinho e um pó facial, evitando assim aquela cara apática.

Cuidado com o salto de seus sapatos. Nada mais irritante do que aquele barulho de “teco teco” cada vez que o preguinho do salto bate no chão.

Evite os “COLADOS” – Calça colada, blusa colada, vestido colado e afins;

Evite os “inhos e inhas” – vestidinho, shortinho, sainhas, blusinhas,

Evite os perfumes doces e fortes. Ninguém merece passar o dia com o SEU cheiro no impregnado no nariz;

Brincos – opte pelos mais discretos. Evites argolas grandes e de strass. Eles combinam mais com eventos noturnos;

Tatuagens: melhor manter em lugares reservados.

Para os meninos:

Nada de all star com terno; (sem comentários);

Meias devem estar limpas e acompanhando a cor da calça – aqui a regra é a mesma: nada de tirar o sapato para “respirar” um pouco! PLEASE

O cabelo deve estar sempre com um bom corte;

A barba deve estar sempre bem feita

Evite usar camisas de futebol. Sugiro que este item esteja no guarda roupa do final de semana

Calças coloridas podem ser usadas aos sábados, domingos, feriados e férias;

Bermudas: IDEM

Boina, chapéu, toca e genéricos: IDEM

Cuidado para não parecer uma “arvore de natal” – colares, brincos, anéis, pulseiras....

Antes de escolher seu look vale a máxima: Mais é menos e menos é mais e o bom senso é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário