terça-feira, 7 de setembro de 2010

Valorize as pessoas que contribuem para o seu crescimento

Meu primeiro estágio, em 1999, foi o marco da minha vida profissional. Após participar de processo seletivo fui selecionada para a vaga de estágio na Presidência do Banco Central.

Na época, o gabinete era formado por 4 secretárias (todas com nível superior) e duas estagiárias (eu era uma delas). Havia em especial uma secretária, de aproximadamente 55 anos que de forma muito genuína contribuia para as atividades de rotina da Presidência e embora entre suas melhores habilidades não se destacasse a parte tecnológica ela desempenhava maravilhosamente sua função e fazia questão de compartilhar seu conhecimentos com as estagiárias.  Ela tinha o dom de consquistar as pessoas com sua simpatia e bom humor!

Trabahar, em especial, com aquela secretária, foi o que contribuiu para o que considero uma das minhas melhores habilidades: Relacionamento Interpessoal. Lembro-me que por diversas vezes ela era repreendida por alguns colegas, mais jovens, que desconsideravam a importância desse aspecto.

Ocorre que todos que necessitassem de alguma informação, contato, endereço, ou qualquer dúvida que muitos figem não saber ou escolhem não saber mesmo, era a ela que recorriam. Mas o que mais me impressionava era seu bom humor e estar sempre à disposição, mesmo com o stress do dia a dia e reconhecidas limitações. Uma de suas frases preferidas era: Se você for o faxineiro, que seja o melhor!!!

De lá pra cá aprendi e tenho aprendido que todos nós temos algo a oferecer. Nos tornamos grandes amigas e embora ela ja esteja aposentada ainda me dá dicas valiosíssimas!!!!

Ficam as dicas: 

Aproveitam as oportunidades e não subestimem a "bagagem" alheia, principalmente porque a teoria ainda não superou a prática;

Não chegue de "salto alto" achando que não há nada que você não saiba;

Permita-se aprender novas metodologias para executar seu trabalho, para redigir um texto, falar com as pessoas, preparar um evento, enfim, PERMITA-SE aprender ou reaprender; 

Compartilhe conhecimento;

Aprenda a filtrar todas as informações. Nada é 100% inutil.

Tenha bom humor...EM QUALQUER SITUAÇÃO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário