segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Garfe - Matéria sobre Secretariado....

A matéria abaixo foi publicada no site do IG e se não fosse pelo equivoco da data em que se comemora o Dia da (o) Secretária (o) e não só da Secretária, valeria a leitura. Meu feedback foi enviado para a redação. Vamos torcer para que seja lido!


Profissionais passaram a desempenhar tarefas ligadas à gestão da informação e do relacionamento

Roberta Gonçalves, iG São Paulo
25/09/2010 05:55

Antes consideradas as fiéis escudeiras de um só executivo, as secretárias assimilaram novas funções ao longo do tempo e atualmente têm o trabalho marcado pelo dinamismo. Essas profissionais, cujo dia se comemora hoje (25/09), passaram a assessorar diversos executivos simultaneamente e desempenham funções que vão de relacionamento com os clientes a gestão de informações e comunicações.

"Com o avanço tecnológico e a globalização, o mercado de trabalho se tornou ainda mais exigente e a carreira de secretaria executiva reflete esse novo perfil", afirma Ana Maria Santana Martins, coordenadora do curso de secretariado executivo gerencial da Universidade Metodista de São Paulo.

A especialista explica que a fluência em um idioma, por exemplo, antes considerada diferencial, hoje é exigência do mercado. "Essas profissionais precisam investir constantemente na atualização. Há cursos de pós-graduação para esse público com foco em gestão de pessoas, psicologia organizacional etc", diz Ana Maria.

Na visão da coordenadora, a secretária executiva deve exercer o papel de empreendedora, de consultora (apoiando os executivos), de gestora (seja de eventos ou da informação que circula entre os executivos), e de assessora. "A profissional precisa conhecer e interagir com todas as áreas da empresas. Por isso, na graduação são abordados assuntos como RH, finanças e marketing.”

Perfil da profissional

A necessidade de desempenhar múltiplas tarefas faz com que algumas características sejam essenciais

- Iniciativa: a profissional deve ser proativa

- Habilidade de comunicação: além de redigir cartas e documentos, a funcionária deverá se relacionar com parceiros, clientes e demais profissionais da empresa

- Discrição: a secretária tem acesso a inúmeras informações dos diversos níveis hierárquicos, muitas delas confidenciais

- Organização: por gerenciar eventos, viagens e informações, a profissional precisa ser cuidadosa

- Grande conhecimento de informática: a tecnologia é uma das grandes aliadas das profissionais


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