quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quando o Profissional de Secretariado não valoriza a própria profissão!!!!




Certo dia, ao sair para entregar pessoalmente um documento importante, o qual meu chefe me solicitou URGÊNCIA encontrei uma colega que por razões diversas encontro com certa frequência. Nos cumprimentamos, perguntamos sobre filhos, faculdade, trabalho e no final dois beijinhos para fechar a conversar.

Foi ai que disse:

- "Eu trabalho no prédio ao lado, vamos marcar um café!"

Então ela rindo disse: "Vamos sim. Aproveito e entrego meu currículo para você".

Eu, com meu humor sempre em dia respondi: "Que tal trocarmos, você vai para lá e eu venho para cá".

Foi aí que saiu a resposta que mudaria o meu humor: "DEUS ME LIVRE SER SECRETÁRIA".

Os minutos seguintes, do prédio onde estava para o prédio onde trabalho, foram de reflexão, o que aliás, ainda estou fazendo: Como assim Deus me livre?

E eis uma informação que muda todo o contexto: ELA É FORMADA EM SECRETARIADO EXECUTIVO, ingressou nessa empresa como estagiária do curso de SECRETARIADO EXECUTIVO. E me solta essa?

Fiquei indignada!

Um dia antes, em sala e aula, conversava com dois alunos sobre algumas razões pelas quais muitas vezes o profissional de Secretariado não é reconhecido e valorizado. Concluiamos que um dos motivos é exatamente esse: Muitos profissionais não "vestem a camisa", não valorizam sua formação e simplesmente desdenham da profissão.

Como exigir do mercado aceitação e credibilidade se nós não a temos?

Por oportuno, algumas Frases que me irritam tanto quanto:

  • Eu não sou Secretária: ESTOU secretária. Alguém pode me explicar o que significa?
  • Eu já fui secretária. Mas ODIAVA passar o dia inteiro atendendo telefone e paparicando o chefe!
  • Ninguém merece ser Secretária!
  • Ah, você é formada?
  • Nossa! você é professoora? que legal! (a cara de alguns é hilária. Cara de susto - como se o fato de ser Secretária me desse apenas a formação de ensino fundamental).
Enfim, o que gostaria de compartilhar é:

Não adianta dizer da boca para fora, quando convém, que Secretariar é ser multifuncional, bilingue, facilitador, gestor administrativo, financeiro, Assessor e etc se na primeira oportunidade vem o desdém pela profissão.

Secretariar é sim uma arte e nem todos tem esse DOM. E eu direi que por N razões sejam elas VOCACIONAL, AFINIDADE, PRAZER ou VONTADE!!!

A questã é: O fato de mudarmos nossa carreira ou rumo da vida profissional não nos dá o direito de desmerecer os demais colegas que por questões diversas escolheram esta profissão.

Se você se identificou com outra área ao longo de sua vida profissional ou descobriu outra vocação PARABÉNS, nada melhor do que trabalhar com prazer e não por obrigação....

EU TIVE SORTE E ACERTEI DE PRIMEIRA!!!!

ah, já ia me esquecendo: Atualmente minha colega é assistente administrativo!

Um comentário:

  1. É Simara, você tem toda razão quando diz que os próprios profissionais da área desvalorizam a profissão. Quando eu resolvi fazer secretariado executivo não foi por gostar de ser secretária, mas porquê achei que seria mais fácil. Hoje, na reta final, descobri que o curso pôde me oferecer muito mais do que aquilo que eu esperava, além de despertar em mim verdadeira paixão pela profissão. Secretariar é mesmo uma arte!

    ResponderExcluir